Viajar pela Europa de Carro é uma boa?

Alugar um veículo durante sua viagem de férias pode ser uma excelente opção para aproveitar o máximo de cada região. Segue algumas dicas abaixo:

Viajar pela Europa é sempre uma boa opção para as férias. Claro que é mais confortável comprar passagens aéreas ou viajar de trem pela Europa. Porém, as possibilidades que aparecem quando alugamos um carro e a quantidade de lugares que estavam fora dos planos, podem fazer valer a pena.

Aconselho fazer este tipo de viagem somente quando estiver procurando destinos menos conhecidos, fora dos grandes centros. Praticamente todos os países têm boa infra-estrutura de transportes coletivos em suas capitais. Além, de perder tempo tentando estacionar, vai gastar muito com estacionamentos.

 

As Estradas

A maior parte das estradas é excelente. Em 2006 fiz uma viagem de 30 dias com 2 amigos. Percorremos quase 9.000 km entre Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália. No final houveram somente boas histórias para contar, claro que algumas furadas, mas nenhum problema. O que pouca gente sabe é a possibilidade de seguir sem pagar pedágio. Claro que nas principais estradas, que geralmente são privatizadas, a prática é comum. Porém, quase sempre existe uma estrada secundária, beirando a costa ou que passa por alguma cidadezinha. Aí é que surge o inesperado…um castelo, uma vinícola ou qualquer outra situação sempre aparecem.

 

Fique atento

Na maioria das vezes são alguns instantes que nos separam de conhecer algo incrível. Não deixe de olhar as placas, aceitar uma dica e seguir seu instinto de viajante.

No caminho de Marbella para Sevilha, avistei bem de longe uma construção que parecia uma casa velha e abandonada. Decidi seguir por uma estradinha naquela direção. Era uma fortaleza do século XIV em ótimas condições. Haviam placas com as informações históricas, mas nada de guias, turistas ou fiscalização.

 

Não se esqueça da programação

Viajar de carro é uma ótima maneira de conhecer novos lugares e interagir com a população local. Muitas cidades nunca ficam cheias mas isso não quer dizer que você deve deixar de reservar pousadas e hotéis. Durante a viagem tive que dormir 3 noites no carro por falta de vagas nos hotéis. Claro que foram em cidades que estavam fora do roteiro, mas evite que isso aconteça…uma noite mal dormida pode estragar a programação. Evite dormir uma noite em cada lugar. Ao invés disso, faça a base em uma cidade e vasculhe a região.

 

Conclusão

Apesar de ser uma prática cansativa e que pode trazer inconvenientes se não tivermos o devido cuidado, viajar de carro pela Europa é sensacional. A quantidade de paisagens e experiências que irá registrar são o atrativo. No trem ou avião não estamos interessados no que está passando por nós. Viajando de Carro, conhecemos mais intensamente os costumes e características de cada lugar, além de ter liberdade para decidir o que fazer. Pegue seu GPS e caia na estrada.

 

Fonte: Viajando com eles