Viajando de carro com segurança. Dicas importantes

Licença da foto:
Eriks airconditioned road trip car by Stig Nygaard (CC BY 2.0)[/caption]

Não somente no período de férias, mas todas as vezes que fizermos uma viagem devemos prestar atenção em certas situações para não colocar em risco a nossa segurança e a das pessoas que viajam conosco.

 

Não é comum pensarmos nisso, mas até quando não apresenta nenhum problema, o carro deve passar por uma oficina antes de pegar a estrada.

 

Veja o que controlar antes de partir para uma viagem, para diminuir os riscos de pane do veículo.

 

Para algumas pessoas essa frase é uma verdade, não se tem sempre o cuidado devido com o carro. Pneus não calibrados corretamente, óleo velho ou em pouca quantidade, sistema de ar condicionado não funcionando direito: basta pouco para comprometer uma viagem, e carros novos ou usados podem trazer algum problema.

 

Saiba o que revisar antes da viagem

 

Pneus

 

É fundamental uma visita ao borracheiro para controlar tanto o desgaste do pneu, como também algum possível problema na pressão da borracha, pois se não estão em bom estado podem comprometer a segurança da viagem.

 

Revisão

 

Já passou o prazo da revisão? Quantos motoristas conhecem esse prazo? Porém é realmente importante ficar atento a esta data e fazer a revisão para não ter surpresas desagradáveis durante a viagem.

 

Visita ao mecânico de confiança

 

Em uma hora ou um pouco mais, o mecânico pode fazer uma verificação, um check-up no seu carro, e assim evitar que possa acontecer algum problema, verificando:

 

– O óleo do motor e eventualmente substituindo-o.

 

– O líquido de arrefecimento do motor, principalmente quando se pega longas filas com o motor ligado, que o faz esquentar muito;

 

– As pastilhas de freio: a verificação do desgaste das pastilhas de freio é muito importante, alguns motoristas nem se dão conta que estão arruinando o disco em cada freada.

 

– A água e o estado do limpador de para-brisa, item muito importante para uma boa visibilidade.

 

– O estado da bateria garantindo assim o seu correto funcionamento.

 

E boa viagem!

 

Fonte: Portal do Trânsito