Veja as dicas para uma viagem mais tranquila

aer

Pessoas que vão viajar de avião pela primeira vez nesta temporada de férias mesclam nervosismo com empolgação.

Confira abaixo dicas para uma viagem tranquila.

– Evite brócolis, leite e feijão, podem provocar gases e desconforto;

– Evite chocolate e café, que são excitantes;

– Não tome bebidas alcoólicas porque a altitude potencializa o efeito;

– Não deixe de comer e de tomar água;

– Use roupas e sapatos confortáveis. O ar condicionado do avião é sempre muito frio, então não se esqueça do casaco leve;

– Faça exercícios de relaxamento (como inspirar, prender a respiração por cinco segundos e soltar o ar devagar por 10 vezes).

Passo a passo para uma boa viagem

Passo a passo

1) Reserva / Compra / Emissão da passagem aérea através de sites de companhias ou agências de turismo

2) Antes de sair, tenha certeza que todos os documentos que você necessita para viajar estão corretos.

3) Todas as companhias aéreas têm um limite de peso com o qual cada passageiro pode voar. Verifique o peso das suas bagagens e leve apenas o essencial.

4) Leve uma bagagem de mão (máximo 5 kg) com tudo o que você precisa durante o voo: câmeras, tablets, livros, revistas, MP3, documentos, carteira. São proibidos líquidos com mais de 100 ml, objetos cortantes (alicate, tesoura de unha, canivetes etc.) e produtos inflamáveis ou explosíveis (como isqueiros e sprays).

No aeroporto

1) O primeiro passo é ir até balcão de atendimento da companhia aérea e faça o check-in com uma hora de antecedência. Caso possua bagagem a ser despachada (as malas maiores, que irão no compartimento de bagagens do avião) entre na fila indicada para completar o procedimento. Para voos internacionais, chegue duas horas antes. Tenha em mãos um documento com foto. Para viagens internacionais, é necessário o passaporte, com o visto do local a ser visitado. E, para alguns destinos, são necessários também comprovantes de vacinas específicas.

2) O despacho das malas é para bagagem com no máximo 23 kg.

3) Finalizado o check-in e o despacho, é hora de passar pelo raio-X. Evite usar brincos, cintos e até mesmo sapatos que possam ser detectados pela máquina. Depois disto, é só aguardar na sala de embarque a chamada para o seu voo. Atente-se ao número e ao portão, que são indicados no próprio bilhete de viagem e nos painéis de informações no saguão.

Embarque no avião

Procure por seu assento assinalado no cartão de embarque. Preste atenção aos conselhos de segurança dos tripulantes da aeronave. Se tiver alguma dúvida, peça ajuda aos comissários de bordo. Não é permitido fumar.

Decolagem/pouso

Leve protetores auriculares ou masque chicletes para ajudar a minimizar a pressão nos ouvidos. Se você ainda assim não se sentir bem, peça ajuda à tripulação.

Desembarque

1) Lembre-se de pegar sua bagagem de mão e demais pertences que podem ter ficados nos compartimentos superiores. Quanto ao restante da bagagem, ela é retirada nas esteiras que ficam no saguão de desembarque. Caso haja mais de uma, fique atento ao número da esteira informado pela companhia aérea.

2) Se a mala não chegar, procure a companhia área. Normalmente, elas possuem um balcão na própria sala de desembarque.

Boa viagem!

 

Fonte: O Popular