Veja 18 dicas para economizar combustível

Você vai alugar um carro e quer descobrir como gastar menos com o combustível? O portal Carsale listou 18 itens que podem contribuir para essa economia. Ações como manutenção em dia, planejamento de itinerário e evitar ações como arrancadas podem contribuir para você gastar 20% a menos nos postos de combustíveis. O Rent a Car News publicou o texto aqui, confira.

Veja 18 dicas para economizar combustível

Do Carsale
Foto: Ricardo Couto

O recente protesto dos caminhoneiros por causa das restrições impostas à circulação de pesados na Marginal Tietê, em São Paulo, fez com que vários postos da capital paulista ficassem sem fornecimento de combustível, deixando muitos motoristas sem poder abastecer os seus carros.

Muitos desses estabelecimentos chegaram a fechar pela falta de etanol e gasolina. Alguns aproveitando a escassez dos produtos, elevaram ainda mais os preços – que já são naturalmente altos – tentando tirar vantagem da situação. O jeito foi racionalizar o uso do carro e poupar o tanque para não ficar parado na rua.

Confira aqui 18 dicas de como economizar combustível no seu dia a dia, recomendadas pelo Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet). Seguindo estas orientações, você poderá ter uma redução de até 20% no consumo de seu automóvel:

1)    Antes de sair de casa, planeje o itinerário. Evite as vias mais congestionadas, mesmo que isso aumente seu percurso em alguns quilômetros.

2)    Ao ligar o carro pela primeira vez de manhã, não deixe o motor funcionando para aquecê-lo. Saia logo com o veículo e deixe-o esquentar enquanto você roda.

3)    Ao dirigir, pressione o acelerador de modo suave e evite as aceleradas entre as mudanças de marchas enquanto estiver pisando na embreagem.

4)    Não estique as marchas. Trocá-las na rotação correta (entre 2.000 rpm e 3.000 rpm) do motor reduz o consumo.

5)    Ao avistar um sinal vermelho, tire logo o pé do acelerador. Com isso, você economiza combustível e prolonga a vida útil dos freios.

6)    Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos em congestionamentos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente.

7)    Arrancadas e freadas bruscas aumentam o consumo, causam desgate prematuro do veículo e podem provocar acidentes.

8)    Não dirija em alta velocidade. O consumo a 100 km/h pode ser até 20% maior que a 80 km/h. Dirigir em velocidade moderada é mais seguro e econômico.

9)    Não dê bombeadas no acelerador ao ligar ou desligar o carro. Assim você evita desperdício de combustível e poupa o motor.

10)    Não use o carro para ir a lugares próximos. Vá a pé ou de bicicleta.

11)     Sempre que possível deixe o carro na garagem e dê preferência ao transporte coletivo.

12)    Mantenha o motor do carro sempre regulado. Assim, você não queima dinheiro e não polui o meio ambiente.

13)    Mantenha os pneus sempre calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas. Pneus descalibrados podem aumentar em até 10% o consumo de combustível.

14)    Troque sempre no prazo correto os cabos, as velas e demais componentes do sistema de ignição, mantendo-os em boas condições de uso. E também o óleo do motor e filtros de óleo e de ar.

15)    Verifique periodicamente os freios do carro. Às vezes eles podem travar parcialmente as rodas, e você estará desperdiçando combustível.

16)    Não carregue peso desnecessário no porta-malas nem sobrecarregue o carro. Isso força o motor e aumenta o consumo. Para cada 50 kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%.

17)    Cargas volumosas no bagageiro de teto criam resistência ao deslocamento do veículo e aumentam o consumo.

18)    Procure estacionar o veículo protegido do sol, evitando perdas de combustível por evaporação.