Vai viajar no fim de ano? Relembre 6 dicas para deixar carro em ordem

viagem-de-carro-1449610296588_300x200

Ter uma viagem “com ou sem emoção” depende muito das ações do condutor

Chegou o último mês do ano e, com ele, vêm também novos planos. Seja para tirar férias, passar o Natal com a família ou aproveitar o recesso na praia, o fato é que muita gente aproveita o período para pegar a estrada.

UOL Carros já publicou um texto com dez dicas de cuidados mecânicos, segurança e comportamento para fazer um trajeto sem surpresas ou estresse do início ao fim. Agora, vamos reforçar aquela matéria compilando outros cinco vídeos que publicamos, ao longo de 2015, explicando como deixar seu automóvel sempre bem cuidado e pronto para qualquer necessidade. Confira:

Para viajar sossegado…

1

Verifique o óleo

Revisar o conjunto mecânico do veículo antes da viagem é fundamental, para antecipar possíveis problemas que só serão acusados com o uso contínuo na estrada. Um dos itens a que se deve atentar é o óleo do motor. UOL Carros já te ensinou a verificar quando é hora da troca. Assista.

2

Calibre os pneus

Andar com os pneus na calibragem errada prejudica a dirigibilidade, afeta o consumo de combustível e reduz a durabilidade da borracha. Confira a pressão indicada pelo fabricante (em uma etiqueta presa á lateral da porta do motorista ou no manual) e faça a calibragem correta antes de iniciar o percurso.
Murilo Góes/UOL
Murilo Góes/UOL

3

Saiba usar as luzes

Andar nas estradas pelo menos com farol baixo passou a ser obrigatório no Brasil. Mas este não é o único recurso do conjunto óptico de um automóvel. Dependendo do modelo e da versão, o motorista terá à disposição luzes de posição, de neblina, de iluminação lateral etc. Clique aqui para ver a lista completa e saber quando é a melhor hora de usar cada um deles.

4

Acomode bem seu pet

Essa dica já foi dada pelos parceiros do Carsale: transportar animais soltos nos bancos, no colo de alguém ou mesmo com a cabeça para fora da janela é prática proibida pelo CTB. Só vale carregá-los com equipamentos próprios de segurança, como cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específicos, sempre em modelo adequado ao porte do seu bicho.

5

Explore mais o piloto automático

UOL Carros já mostrou, no vídeo acima, como o piloto automático pode ser útil para evitar multas na cidade. O uso mais indicado do recurso, porém, continua a ser nas rodovias. Ativá-lo permite andar com segurança (especialmente no caso dos controles adaptativos), dentro dos limites de velocidade e ainda promove um descanso aos pés do motorista. Só cuidado para não se distrair! O veículo pode seguir sozinho, mas o condutor ainda ficar atento a tudo que acotence ao seu redor.

6

Vire craque no off-road

Quer encarar uma trilha de terra um pouco mais pesada durante o passeio? Confira no vídeo abaixo como proceder em situações de baixa aderência e piso “fofo” e, claro, certifique-se de que seu carro está preparado para percorrer o trecho.
Fonte: UOL Carros