Vai alugar um carro no Carnaval?

Tudo planejado para o Carnaval? Vai viajar de avião ou de carro? Para ambas as opções, o aluguel de veículo é interessante. Na primeira porque você pode ter um automóvel à disposição 24 horas por dia, fazer seu próprio roteiro e claro, gastar menos. Sim, gastar menos. Em muitas cidades brasileiras, de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – Abla, a locação de um modelo popular custa o equivalente ao preço de uma corrida de táxi de aeroportos mais afastados até a região central da cidade.

E, se a opção for a segunda, é bom começar a pensar em deixar seu veículo em casa. Dependendo da distância e do desgaste que seu carro sofrerá, sobretudo, em rodovias prejudicadas pelo período de chuvas do final de ano, é mais vantajoso locar outro automóvel. Cada caso será um caso.

De todo modo, ao alugar, é bom tomar alguns cuidados. A primeira recomendação é decidir logo e planejar o quanto antes. Nesse período do ano é sempre um risco não encontrar automóveis disponíveis nos pátios das empresas. Muitas locadoras já possuem o sistema de reserva via internet. Alguns deles podem ser achados aqui.

 

REGRAS BÁSICAS
Em grande parte das locadoras, a idade mínima para alugar um carro é de 21 anos. Vale checar com a empresa antes de efetuar a reserva. Também é preciso ser, na maioria das vezes, habilitado há mais de dois anos.

 

RETIRADA
Na hora da retirada do automóvel, verifique na presença de um funcionário da locadora se o carro está em perfeitas condições. Se não tem riscos ou amassados.

 

DIÁRIA / QUILOMETRAGEM
A diária é de 24 horas e o cliente pode escolher entre usar o veículo com quilometragem livre ou não. É preciso fazer uma conta de quanto será rodado para saber qual é o mais vantajoso.

 

TARIFAS
As tarifas variam conforme a categoria do carro ou escolha por tipo de cobertura de danos causados ao veículo locado. E, na maioria das vezes, a locadora oferece descontos progressivos: quanto maior o período de locação, menores serão as tarifas cobradas.

 

COMODIDADE
Saiba que muitas locadoras permitem que você defina o local de devolução. Você pode alugar um carro em Salvador, passear pelo litoral nordestino, e devolvê-lo em Recife, por exemplo. É bom se informar com a empresa sobre taxa de retorno do veículo.

 

Leia também: Programe-se e não pague a mais na locação de veículo durante as férias.

De resto, boa viagem e feliz Carnaval!

 

Por Leandro Lopes