Tudo sobre aluguel de carros

A publicação “Seleções – Reader’s Digest” lançou recentemente uma lista, ao seu modo, do passo-a-passo ao alugar um carro. Alguns itens já foram ditos e reditos aqui, mas como os tópicos apresentam algumas novidades, o Rent a Car News decidiu compartilhar com seus leitores.

Ao fazer sua reserva, informe a agência sobre o modelo de carro que você deseja: tipo, ano de fabricação, equipamentos opcionais etc. Lembre-se de que quanto mais simples o modelo, mais barato será o aluguel. Siga outras dicas:

1 – Verifique antecipadamente as exigências para locação, utilização, devolução, prorrogação de uso do veículo e rescisão do contrato (as locadoras de veículos costumam exigir o número do cartão de crédito do cliente, especialmente como garantia à cobertura de eventuais danos).

2 – Não assine notas ou faturas em branco.

3 – Ao alugar um veículo para ser usado em outro país, procure verificar se as diárias poderão ser pagas antecipadamente, aqui no Brasil. Os encargos extras – como seguros opcionais ou obrigatórios, impostos e combustível – normalmente são quitados no local da devolução.

4 – Faça sempre o seguro equivalente ao CDW (Collision Damage Waiver) dos EUA, que prevê danos contra o automóvel alugado e contra o carro de terceiros. Verifique, no entanto, se o seu cartão de crédito não oferece o produto.

5 – É essencial avisar à locadora o período em que pretende utilizar o veículo, a companhia aérea, o número e horário de chegada do voo, a data da retirada, bem como a data e o local previstos para a devolução do veículo.

6 – Deixe para abastecer fora da locadora, onde o combustível será mais barato.

7 – Ao retirar o carro, examine-o cuidadosamente para verificar se ele se encontra em perfeitas condições.

8 – Tenha sempre à mão o telefone da polícia e do serviço de atendimento ao cliente da empresa.

9 – Avise imediatamente à locadora caso o carro seja roubado, danificado ou esteja apresentando problemas de ordem mecânica, para que a troca possa ser efetuada.

10 – Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade no exterior, pois as multas são bem altas e você terá de pagá-las.

11 – Em alguns países o leasing (ou arrendamento mercantil) de um carro zero quilômetro é mais barato do que o aluguel, mas isso só vale para períodos de quinze dias ou mais. (Fonte: Use as Leis ao Seu Favor – Reader´s Digest).