Top 5: Destinos para a Páscoa

O que acha de aproeveitar o feriado de Páscoa e conhecer um pouco mais sobre este feriado? O Blog Mala Pronta selecionou 5 cidades nas quais acontecem manifestações festivas de todos os tipos em comemoração ao feriado, vale a pena conferir!

 

O Brasil tem várias maneiras de celebrar a Páscoa – das mais tradicionais às mais surpreendentes. Por isso, nada de ficar em casa nesse feriado! Em toda parte, procissões, festas, festivais e outras manifestações tomam conta das cidades, garantindo o encanto e a emoção do público.

Conheça alguns dos melhores destinos para a Semana Santa no Brasil. Ainda dá tempo de planejar a sua viagem e aproveitar o feriado com a família ou com os amigos!

 

Nova Jerusalém, Pernambuco

Nova Jerusalém é o destino de Páscoa mais tradicional do Brasil. É nessa pequena cidade teatral que acontece a maior encenação da Paixão de Cristo do país. Em 2011, foram mais de 80 mil espectadores de 22 estados e 12 países – apenas a apresentação de quinta, dia 21 de abril, atraiu cerca de 13 mil pessoas.

E os números impressionantes não param por aí: são 550 atores e 400 profissionais trabalhando para promover uma apresentação emocionante. Com efeitos especiais, um cenário grandioso e equipamentos de última geração, é impossível não se sentir parte dessa história.

 

Páscoa 

Cerca de 8 mil pessoas prestigiam as apresentações da Paixão em Nova Jerusalém por noite.

 

Nova Jerusalém está no distrito de Fazenda Nova, a 180 km de Recife. As apresentações acontecem, nesse ano, entre os dias 30 de março e 7 de abril e os ingressos vão de R$ 60 a R$ 90. A peça contará com o ator pernambucano José Barbosa no papel de Jesus e com o global Caco Ciocler como Judas, entre outros grandes nomes.

 

Gramado, Rio Grande do Sul

No outro extremo do país, mais emoções aguardam por você nesse feriado. E, aqui, elas vêm recheadas, confeitadas, com ou sem cobertura, acompanhadas de frutas ou amêndoas, em chocolate branco, amargo, ao leite, etc.

A cidade de Gramado une as belezas da Serra Gaúcha, o charme do interior do Rio Grande do Sul e várias opções de gastronomia: promessa de um feriado para ficar na memória.

 

Páscoa 

Em Gramado, a Chocofest garante a diversão no período da Páscoa.

 

Em Gramado, a Chocofest 2012 toma conta da agenda dos visitantes. De 22 de março a 18 de abril, a cidade oferece desfiles, festas, exposições, feiras e uma série de outras atividades para todas as idades. Tudo, é claro, com muito chocolate, história e emoção.

Os turistas ainda podem passear pela Rua Borges de Medeiros, uma das principais da cidade, e apreciar a decoração especial. O Reino do Chocolate é uma ótima opção para quem viaja com crianças: o parque temático é inteiramente voltado a esse alimento tão delicioso!

 

Salvador, Bahia

Toda hora é hora de aproveitar o sol e o mar. E disso a Bahia entende! A capital Salvador é muito procurada no feriado de Páscoa, e não apenas por sua beleza única.

A Procissão do Senhor Morto, que acontece na sexta, é um o auge da Semana Santa. Moradores e turistas partem da Igreja do Carmo e percorrem as ruas do centro, em uma homenagem emocionante.

 

Páscoa 

A história e as belezas naturais fazem de Salvador um dos destinos mais amados do Brasil

 

Aproveite também para descobrir por que Salvador está entre os Patrimônios da Humanidade da Unesco. A área entre os bairros Sé, Pilar e Pelourinho tem mais de 300 igrejas, muitas delas com celebrações programadas para a Páscoa.

Visite ainda o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, conheça o Candomblé, prove os pratos típicos baianos e reserve alguns dias para as praias Piatã, Itapuã, Patamares, Porto da Barra e Praia do Farol da Barra, cenário de grandes eventos na capital.

 

Ouro Preto, Minas Gerais

O clima apaixonante das cidades históricas de Minas Gerais certamente não cabe em um texto. Ouro Preto, uma das mais conhecidas entre elas, foi o primeiro destino brasileiro a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ainda na década de 1980.

Ruas de pedra, casarões de época e belíssimas igrejas esperam pelos turistas em terras mineiras. Ouro Preto preserva grande parte das construções da antiga Vila Rica: uma verdadeira coleção de obras barrocas de valor inestimável, como a Igreja da Nossa Senhora do Pilar.

 

Páscoa 

As igrejas barrocas formam o cenário perfeito para as comemorações da Semana Santa.

 

Entre os outros tesouros da cidade estão o Largo de Coimbra, o Teatro Municipal, a Casa do Ouvidor e a Casa dos Contos. O passeio de maria-fumaça até a cidade vizinha Mariana fecha o roteiro com chave de ouro!

Durante o feriado, os visitantes ainda têm a oportunidade de caminhar pelas ruas cobertas pelos tapetes de serragem. É por elas que passa a Procissão da Ressurreição no domingo de Páscoa, uma cerimônia que acontece desde 1773.

 

Goiás Velho, Goiás

A cidade de Goiás Velho, provavelmente, tem uma das comemorações mais surpreendentes na Semana Santa. Na quinta-feira, 40 homens encapuzados caminham pelas ruas do Centro Histórico segurando tochas, enquanto entoam músicas sacras.

Todas as luzes do centro são apagadas para a passagem da Procissão do Fogaréu, uma tradição que teve início em 1745. Hoje, o evento é acompanhado por cerca de 8 mil pessoas.

 

Páscoa 

40 farricocos carregam as tochas por Goiás.

Há uma longa fila de espera para pertencer ao grupo de encapuzados, uma vez que o cargo é vitalício.

 

A procissão começa à meia-noite e simboliza a busca e a prisão de Jesus. Os homens com capuzes coloridos, chamados farricocos, representam os soldados romanos.

Vários pontos do caminho também assumem papéis simbólicos: a Igreja do Rosário é o local da Última Ceia, a Igreja São Francisco de Paula é o Monte das Oliveiras. A imagem de Jesus, carregada pelo farricoco branco, simboliza sua captura.

Nesse ano, a procissão acontecerá no dia 5 de abril, com concentração em frente à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.

 

Fonte: Blog Mala Pronta