TAM orienta cliente a antecipar embarque no feriado de Carnaval

Não faça do início do seu feriado um pesadelo! Veja essas dicas da Tam, divulgadas pela Folha para não ter transtornos na hora de embarcar!

 

A TAM orientou os passageiros a antecipar em uma hora a chegada aos aeroportos neste feriado de Carnaval.

Segundo a Infraero, 3,095 milhões de passageiros viajarão no período em todo o país, 409 mil a mais que no Carnaval de 2011 –o equivalente a 2.200 aviões lotados.

Nos voos domésticos, deve-se chegar duas horas antes, em vez de uma, disse a TAM; nos internacionais, quatro horas, no lugar de três.

A Infraero afirma que cabe à companhia determinar o horário de apresentação adequado. E que, de forma geral, chegar uma hora antes nos voos domésticos e duas para os internacionais é o suficiente.

Nos bastidores, executivos da estatal são mais duros: antecipar a ida ao aeroporto, avaliam, faz lotar saguões e estacionamento desnecessariamente, porque os que chegam antes se juntam a quem se apresentou no horário.

A medida, segundo a TAM, serve para facilitar o check-in, o despacho de bagagens e o embarque; ela também foi adotada no final do ano.

Outra ação das empresas aéreas é incentivar os passageiros a fazer check-in eletrônico –internet ou totens nos aeroportos– como forma de evitar filas nos balcões.

Segundo a Gol, um a cada cinco de seus passageiros no país usa o autoatendimento.

Em Cumbica (Guarulhos), 30% usam o autoatendimento; em Congonhas, 26%. Os dois aeroportos são os mais movimentados do país. A TAM não revela seus números.

Ao estimular a apresentação antecipada e o check-in alternativo, as empresas sinalizam desconfiança quanto à estrutura dos aeroportos em períodos de maior movimento.

A Infraero diz que dará conta: haverá reforço de funcionários nos saguões e ações preventivas para evitar problemas em equipamentos, ação semelhante à deflagrada no fim do ano. Será a primeira operação em feriado do terminal 4 de Cumbica, recém-inaugurado.

Também nos moldes de feriados anteriores, a Secretaria da Aviação Civil divulgou ontem o plano para o Carnaval. Entre as medidas está proibir do overbooking (vender mais assentos do que a capacidade) e orientar a colocação de aviões de reserva.

 

Fonte: Folha.com