Suíça: o ônibus elétrico que pode ser recarregado em apenas 15 segundos

A Suíça desenvolveu um ônibus elétrico que não precisa ser conectado às linhas de transmissão e são recarregados em apenas 15 segundos, de maneira automática. O veículo tem capacidade para carregar até 135 pessoas.

A bateria é recarregada toda vez que o ônibus para para embarque e desembarque de passageiros. Como a recarga demora apenas 15 segundos – acumulando 400 quilowatts de energia-, o processo não atrasa as viagens. No final do trajeto, o ônibus recarrega toda a bateria em quatro minutos.

Com emissão zero de carbono, o veículo promete revolucionar o transporte público. Por não usar cabos também evita acidentes e poluição visual. O veículo tem ruído menor que os ônibus tradicionais a diesel.

A tecnologia recebeu o nome de TOSA (Sistema de Alimentação Otimizada para Trólebus) e foi desenvolvida em parceria da ABB (Asea Brown Boveri) empresa de tecnologia de automação de energia, TPG (Trainsports Publics Genevois), concessionária do transporte público de Genebra, o Gabinete para a Promoção da Indústria e Tecnologia de Genebra e a SIG (Services Industriels de Geneve), que tem a concessão da energia na cidade.

 

Fonte: catracalivre.com.br/geral/respirar/indicacao/suica-o-onibus-eletrico-que-pode-ser-recarregado-em-apenas-15-segundos/