Se preparando para as férias? Não se esqueça da revisão do carro!

De Portal Nacional de Seguros

Especialista aponta os principais cuidados que devem ser tomados com o carro para evitar imprevistos da estrada

 

Julho está se aproximando e com isso, muitas famílias já começam a se planejar para viajar nas férias escolares.  Pegar a estrada nestes casos requer um pouco mais de cuidado, pois o carro está cheio, com muitas malas e com a família completa, além de muitas vezes ficar um período maior em trânsito. Durante o percurso, o motorista também pode se deparar com estradas que não proporcionam total segurança e qualidade.

Pedro Celandroni, da Super Visão Vistorias Automotivas, aponta também para questões de segurança, onde além dos contratempos gerados pelo carro com falhas técnicas, problemas mecânicos podem colocar em risco sua família e os demais motoristas. “O carro sem uma devida revisão, pode apresentar problemas de formas inesperadas, nem sempre serão coisas simples, um pneu careca, por exemplo, ao derrapar em alta velocidade pode causar acidentes gravíssimos e colocar em risco a vida dos passageiros”, aponta o especialista.

Portanto, para manter sua família em segurança e tirar férias tranquilas, fique atento ao Check-List elaborado pela Super Visão Vistorias Automotivas e os principais pontos que devem ser observados ao pegar a estrada.

1.   Rodas e Pneus: É importante salientar, que o estepe é item imprescindível quando o assunto são os pneus. Deve-se observar se ele não possui bolhas, ou sulcos menores que 1,6mm. Antes de cair na estrada, cheque também a pressão dos pneus, é importante ficar atento à quantidade de pessoas e bagagem, pois esta condição exige pressões diferentes. O alinhamento também é imprescindível.

Para as rodas, verifique se não existe amasso, trincas ou quebras. O procedimento é simples e a eventual substituição também.

2.    Triângulo, Macaco e Chave de roda: O importante na verificação destes itens, é também em seu funcionamento, pois se algo acontecer, será importantíssimo o uso desse trio.

3.    Alinhamento e barulhos na suspensão: O alinhamento muitas vezes pode enganar o motorista, pois só nota-se a necessidade dele, quando o carro atinge alta velocidade, ou seja, te pegará desprevenido em alta estrada! Portanto não arrisque. Fique atento também se seu carro tem feito barulhos ou rangidos, caso isto ocorra, procure resolver o quanto antes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada.

4.    Fluidos: Antes de viajar, verifique a validade e nível de todos os fluidos e filtros como líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção e embreagem e combustível do reservatório de partida a frio.

5.    Sistema elétrico: Lanternas, faróis e piscas. São simples de se trocar, e essenciais para prevenir acidentes. Lembre-se, o farol não é feito apenas para que você enxergue, mas também para que os demais condutores tenham clara visão de seu carro.

6.    Sistema de limpeza de vidros: Verifique o nível do reservatório de limpeza e palhetas, além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores. A sujeira reflete a luz e pode causar sérios problemas, como de acidentes ou ainda fazer com que o motorista tenha que parar em algum acostamento.

7.   Combustível e lubrificantes: Não é novidade que muitos postos comercializam combustíveis adulterados ou de baixa qualidade, procure sempre postos autorizados. Em situações de urgência, coloque o mínimo necessário para chegar até um posto de confiança.

Para os lubrificantes, o correto é efetuar a troca antes de viajar, e assim como o combustível, é importante a utilização de produtos com alta qualidade, para que mantenha sempre a melhor lubrificação do motor mesmo com as mudanças climáticas.

 

Fonte: Portal do Trânsito