Rota Dos Vinhos E Abismos

Serra_Gaucha_v01fim

Eis um roteiro de carro pela Serra Gaúcha que pode ser feito em qualquer época do ano. No inverno, há possibilidade até de neve, além de uma série de atrações propícias para o frio. No verão,
os ótimos hotéis da região contam com serviços de alto padrão e atividades para agradar famílias, casais e aventureiros. Primavera e outono contam o melhor dos dois mundos, e a vantagem dos preços mais camaradas. A rota de carro pela serras gaúcha e catarinense pode ser feita com paradas diferentes, dependendo do número de dias disponíveis. E não se engane pelas distâncias pequenas: as estradas são cheias de curvas e merecem ser percorridas devagarinho.

DIA 1 CAXIAS DO SUL / BENTO GONÇALVES – 45 KM
Aluguel de carro Caxias do Sul / Bento Gonçalves – 45 km

À primeira vista, Caxias do Sul pode parecer muito urbana para ser a porta de entrada de um roteiro como este. Mas, não se engane: a cidade, segunda maior economia do Rio Grande do Sul, tem roteiros turísticos baseados no modo de vida rural e na cultura italiana. Vale a pena fazer passeios como o denominado Caminhos da Colônia (que visita pequenas vinícolas familiares) e a Estrada do Imigrante, onde estão construções feitas pelos colonos. Os roteiros estão sinalizados e mapas podem ser adquiridos por toda a cidade. Caxias tem ótimos restaurantes, muitos servindo galetos, mas também casas mais sofisticadas, como o Chateau Lacave, com boa carta de vinhos, e o Per Mangiare, que serve carnes de caça. Depois, siga para Bento Gonçalves pelas agradáveis R-122 e a Rota do Sol (RS-453).

DIA 2-3 BENTO GONÇALVES – 20 KM
Aluguel de carro Bento Gonçalves – 20 km

Uma enorme pipa (barril) na entrada da cidade deixa bem clara a vocação local: o vinho. Se você e as pessoas com quem viaja querem aproveitar as degustações, o melhor é fazer um tour de van pelo Vale dos Vinhedos. Caso alguém possa dirigir, o caminho é fácil: basta pegar a Estrada do Vinho (RS-444) e visitar as vinícolas do caminho: a Casa Valduga e a Miolo estão entre as mais concorridas, mas também compensa entrar nas menos famosas. No verão, época da vindima (colheita), algumas vinícolas oferecem programas como participar da colheita e “fazer” seu próprio vinho. As opções para refeição são excelentes e vão dos galetos da Casa di Paolo e do Canta Maria ao cardápio mais elaborado da Casa de Madeira, do Leopoldina e do Arte in Tavola, entre muitos outros. O galeto domina – e é mesmo irresistível 

Galeto italiano
Em toda Serra Gaúcha, sobram restaurantes que servem rodízio de galeto. É comida para um batalhão, mas você com certeza irá querer provar novamente. Além do galeto em si, nada mais do que um frango al primo canto assado na brasa, o cardápio inclui sopa de capelete, saladas de radicce (almeirão) com bacon e de maionese e macarronada. Para arrematar, a sobremesa pode ser tão típica quanto o cardápio: sagu com vinho. Depois, é bom tirar uma soneca.

.
Bento Gonçalves não vive só de vinho – nem quem passeia por lá. Entre os passeios deliciosos que podem ser feitos nos arredores da cidade, o roteiro chamado Caminhos de Pedra é o mais interessante. Trata-se de uma estradinha de 7 km próxima da zona rural na qual estão 28 casas de madeira e pedra erguidas no início da imigração italiana. Algumas abrigam comércio e estão abertas para visitação, como a Casa da Ovelha (com queijos e outros produtos de leite de ovelha), a Cantina Strapazzon (queijos, vinhos e embutidos) e a Casa Vanni (restaurante). Nos finais de semana, em feriados e em alguns dias durante as férias, funciona a maria-fumaça que faz o trajeto entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. Música italiana e petiscos típicos animam o trajeto de trem.

DIA 4 BENTO GONÇALVES / GARIBALDI / FARROUPILHA – NOVA PETRÓPOLIS / GRAMADO – 120 KM
Aluguel de carro Bento Gonçalves / Garibaldi / Farroupilha – Nova Petrópolis / Gramado – 120 km

Como as estradinhas da Serra Gaúcha são seguras e agradáveis, aproveite para visitar vários lugares em um só dia. Garibaldi, a capital do espumante nacional, fica próxima de Bento Gonçalves e possui atrações semelhantes. Entre as vinícolas que podem ser visitadas estão a Chandon e a Peterlongo. Farroupilha, no caminho para Gramado, é famosa pelas dezenas de malharias e pela cachoeira Salto Ventoso (55 m). Ao deixar a região, as tradições italianas aos poucos sedem espaço para a herança germânica. A pequena e super-charmosa Nova Petrópolis é a mais alemã da rota turística na região. A Aldeia do Imigrante, próxima do centro, conta a saga dos alemães que vieram para a região a partir do final do século 19. O café colonial da cidade é o melhor da região – e a Opa’s Kaffeehaus é a casa mais famosa de Nova Petrópolis. Mas só vá se você tiver muita disposição para comer: são dezenas de opções de pães, doces e acompanhamentos.

DIA 5 NOVA PETRÓPOLIS / GRAMADO – 40 KM
Aluguel de carro Nova Petrópolis / Gramado – 40 km

Gramado é a nossa Europa romântica mais próxima, ou ainda a nossa Bariloche sem esqui. Nem neve, embora a cidade já tenha registrado alguns flocos em invernos mais rigorosos. Mas, à parte as inevitáveis comparações, a principal cidade da Serra Gaúcha é também única. As construções em estilo enxaimel e bávaro, que lembram a Alemanha, combinam com a paisagem de pinheiros, lagos e colinas. Por toda a cidade, e não apenas no centro, sobram cafés charmosos, que servem chocolates quentes e quitutes típicos de inverno, lojas de artesanato e artigos quentinhos e bons restaurantes. O fondue domina (e é ótimo nos suíços Belle du Valais e Bouquet Garni), mas  Gramado é rica em outras opções, como carnes de caça, comida italiana, galeto e, claro, cozinha alemã. Para gastar as calorias, visite os belos parques da cidade 

Parques de Gramado
Está em Gramado e quer se sentir na Alemanha? Pois o Lago Negro é rodeado de árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha – ainda mais lindas quando vistas do pedalinho, dentro do lago. Quer se sentir criança? Sobram atrações para os pequenos na cidade, como o Mini-mundo e o Mundo Encantado, duas atrações famosas por réplicas e miniaturas, a Aldeia do Papai Noel e o Gramado Zoo. Quer relaxar o corpo? O Kur Spa tem uma área com tratamentos para não hóspedes. Quer relaxar a mente? O Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling recebe visitantes (que precisam agendar o passeio com antecedência) e ensina um pouco mais sobre a linha tibetana do budismo.

.

DIA 6-7 GRAMADO / SÃO JOAQUIM – 204 KM
Aluguel de carro Gramado / São Joaquim – 204 km

Verdade seja dita, em São Joaquim não há muito o que fazer exceto olhar a neve 

Neve na Serra Catarinense
Em junho e julho, com temperaturas sempre abaixo dos 10 graus, São Joaquim vira referência de inverno no Brasil. As geadas são comuns e há sempre possibilidade de neve. A rede hoteleira de São Joaquim é pequena e simples. Melhores opções ficam em Bom Jardim da Serra, onde está o Rio do Rastro Ecoresort, e em Urubici, na Fazenda Urucaca, repleta de cachoeiras.

 

. Mas, mesmo que ela não venha, a visita à cidade catarinense compensa pela exploração da região de lindas paisagens. Dirigir até Urubici e Bom Jardim da Serra, nas vizinhanças, é garantia de visualizar belos campos de araucárias e montanhas. A principal atração da região, no entanto, está em sua “saída“: o trecho da SC-438 que liga a Serra Catarinense à região costeira, chamada Estrada da Serra do Rio do Rastro, está entre as mais bonitas rodovias do Brasil. Do alto, do mirante em Bom Jardim da Serra a 1421 metros, é bom fazer uma parada para fotografar a sequência de curvas que segue serra abaixo. São 284 curvas, verdadeiros cotovelos, ao redor das quais surgem quedas d`água em meio à mata fechada. De Lauro Müller, há muita estrada para chegar até o próximo destino, Cambará do Sul, boa parte deles na perigosa BR-101. Você pode, portanto, optar por pernoitar em alguma cidade do caminho, como Criciúma, ou desviar até Torres, a praia favorita dos gaúchos, para viajar com mais segurança.

DIA 8 SÃO JOAQUIM / CAMBARÁ DO SUL – 251 KM
Aluguel de carro São Joaquim / Cambará do Sul – 251 km

Diferentemente da infraestrutura de cidades próximas, como Gramado e Nova Petrópolis, Cambará do Sul é espartana: não tem bons restaurantes e começou apenas recentemente a ter mais opções de pousadas, como a pioneira Parador Casa da Montanha (com cabanas de lona luxuosas), a Pousada Cafundó e o Refúgio Ecológico Pedra Afiada. As maiores atrações da cidade respondem pelos nomes de Itaimbezinho e Fortaleza, os dois principais cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra. O Itaimbezinho é o mais visitado e também o mais “visitável”: em dias claros, dá para enxergar até o litoral através dos paredões com até 700 metros de altura e 6 km de comprimento. O Cânion da Fortaleza é ainda maior – 7,5km de extensão, 1,5 de largura e 900 metros de profundidade. Mas, caprichoso, costuma estar sempre encoberto de névoa, que aparece subitamente e impede a visão de sua grandeza.

DIA 9 CAMBARÁ DO SUL / SÃO FRANCISCO DE PAULA – 70 KM
Aluguel de carro Cambará do Sul / São Francisco de Paula – 70 km

Pacata, São Francisco de Paula tem dois parques deliciosos, o das Cascatas, ótimo para passar um dia em família, e o das Oito Cachoeiras, preferido pelos aventureiros. Mas quem chega na cidade se esbalda mesmo é com o churrasco típico gaúcho, feito na vala. Na pousada Pomar Cisne Branco, as carnes são assadas numa grande vala, ao lado de um galpão onde são servidos acompanhamentos como arroz de carreteiro, polenta, feijão preto, paçoca de charque e milho verde. A música típica, ao vivo, torna a refeição ainda mais especial.

DIA 10 SÃO FRANCISCO DE PAULA / CANELA / GRAMADO – 45 KM
Aluguel de carro São Francisco de Paula / Canela / Gramado - 45 km

Pelo menos uma atração de Canela não tem similar em Gramado: a belíssima cachoeira Caracol, com 131 metros de altura. Ela fica dentro de um parque que rende meio dia de passeio. Também o Parque da Ferradura agrada a adultos e crianças. Muito próxima de Gramado, Canela também é rica em cafés, lojinhas, pousadas e casas de chá charmosa, com a vantagem de ser menos lotada e mais pequena que a vizinha, o que aproxima suas atrações. Antes de se despedir da região, compre chocolates e malhas e garanta o calor por mais tempo.

 

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!