Rio é uma das melhores cidades do mundo para viajar; veja 29

Por Andrés Bruzzone Comunicação, do Portal Terra

Especializado em lazer e diversão para homens, o site Ask Men selecionou 29 cidades que merecem ser visitadas neste ano. Vida noturna, diversão, gastronomia, cultura e a atmosfera geral foram os principais quesitos para escolher as cidades, que você pode conferir aqui.

1) Londres, InglaterraApós vários anos de preparativos e muita expectativa, Londres receberá as Olimpíadas de 2012 entre 27 de julho e 12 de agosto. Cerca de 5 milhões de turistas deverão visitar a capital inglesa durante os Jogos e a cidade viverá dias muito animados. Para os que preferem visitar Londres com menos turistas o melhor é esperar o fim dos Jogos e aproveitar as melhorias no transporte e na rede hoteleira depois do evento.

2) Mumbai, ÍndiaMumbai reúne o espírito e a cultura indianas com o caos que carateriza muitas vezes o país, mas também a infra-estrutura e os eventos das grandes cidades. Situada no litoral oeste da Índia e a segunda cidade mais populosa do país, com mais de 20 milhões de habitantes, Mumbai deverá receber neste ano um novo metrô e um monotrilho, facilitando bastante o movimento.  Em setembro, o tradicional festival em honra ao deus Ganesh tem 10 dias de festas e congregações com milhões de pessoas saindo às ruas. Para ver de perto a adoração  de outros “deuses”, os atores de Bollywood, ídolos no país, o momento é entre 18 e 25 de outubro, durante o Festival de Cinema de Mumbai.

3) Rio de Janeiro, BrasilA Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 estão chegando, e o Rio de Janeiro se prepara pouco a pouco para estar sob os holofotes do planeta. Enquanto os estrangeiros do mundo inteiro visitarão a cidade durante esses grandes eventos, nós brasileiros temos a chance de visitar a Cidade Maravilhosa e suas belas praias antes da chegada do grande fluxo de turistas.

4) Washington D.C. , Estados UnidosNeste ano, os Estados Unidos elegerão (ou reelegerão) seu presidente, e sua capital, Washington, se tornará por alguns meses a capital mundial da política. É um bom momento para conhecer esta importante cidade e seus monumentos míticos e conhecidos de filmes e programas americanos. O obelisco, o Lincoln Memorial e o Capitólio são alguns dos cartões-postais inconfundíveis de Washington.

5) Xangai, ChinaXangai representa como nenhuma outra cidade o poder e a riqueza da China, assim como sua rica cultura milenar. O centro financeiro de Pudong tem arranha-céus dignos dos filmes futuristas mais ambiciosos, enquanto Puxi, o centro histórico, tem uma forte identidade chinesa, com mercados de rua, templos e jardins tradicionais.

6) Nova York, Estados UnidosNova York é uma cidade cativante, que deslumbra com suas luzes e seus impressionantes arranha-céus. Manhattan continua sendo o centro turístico e comercial de Nova York, com inúmeras lojas, restaurantes, museus e o inevitável Central Park, mas bairros como Brooklyn também têm seu charme especial e suas atrações, como o Brooklyn Museum, segundo maior da cidade.

7)  Cartagena, ColômbiaPérola do Caribe colombiano, Cartagena é uma linda cidade colonial, com belas praias, bares, restaurantes e uma vida noturna vibrante e animada ao ritmo da salsa. A arquitetura colorida, combinada com o azul do mar, fazem de Cartagena uma das cidades mais bonitas da América do sul.

8) Hong KongHong Kong foi uma colônia inglesa até 1997, quando sua soberania passou para a China. A ilha, que conta com mais de 7 milhões de habitantes, é uma das mais densamente povoadas do planeta, e tem uma identidade cultural única. Os turistas ficam impressionados com os imponentes arranha-céus que predominam sobre a baía Victoria,  onde é realizado diariamente o show de luzes e música  Symphony of Lights.

9) Marselha, FrançaAs cidades litorâneas sempre têm ambientes e descontração especiais. Marselha, segunda maior cidade da França, situada no litoral do Mediterrâneo, não escapa a esta tendência. Cheia de história e beleza, a cidade do sul do país tem belos monumentos como a catedral de Notre Dame la Grande, com lindas vistas sobre Marselha, e bairros como o Vieux-Port, o porto antigo.

10) Melbourne, AustráliaCapital cultural da Austrália, situada no litoral sudeste do país, Melbourne tem  tradições de países como Grécia, Líbano e China que se misturam em sua identidade e sua gastronomia. Melbourne é uma cidade agradável e divertida, com arranha-céus modernos e belos edifícios antigos como a estação ferroviária de Flinders Street Station.

11) Buenos Aires, ArgentinaBuenos Aires, muitas vezes chamada de “cidade que nunca dorme”, tem mesmo uma vida noturna que se encontra entre as melhores do planeta e encanta seus visitantes, vindos do mundo inteiro. Mas além da diversão a altas horas, a capital argentina oferece muita história e cultura, com monumentos como o Cabildo e grandes museus como o MALBA, o Museu de Arte da América Latina de Buenos Aires.

12) Tel Aviv, Israel Sol do Mediterrâneo, belas praias,  corpos sarados e  uma vida noturna vibrante sempre fizeram de Tel Aviv a capital da diversão de Israel. Aqui, os conflitos do país são esquecidos e os jovens só querem saber de passar um bom momento. Para receber os turistas, Tel Aviv conta com uma ampla oferta de hotéis descolados, bares, restaurantes e, claro, muitas discotecas, concentradas principalmente na rua Allenby.

13) Lima, PeruMuitas vezes usada por turistas como simples ponto de passagem para seguir para Cusco e Machu Picchu, principal atração turística do Peru, Lima, capital do país, tem um charme que conquista cada vez mais visitantes. Misturando cultura pré-hispânica com arquitetura colonial e prédios modernos, e com uma vida noturna variada e a espetacular cozinha da capital gastronômica da América latina, Lima promete se estabelecer cada vez mais nos próximos anos como uma das capitais descoladas da região.

14) Ho Chi Minh City, VietnãMaior cidade do Vietnã, antigamente conhecida como Saigon, Ho Chi Minh City é uma metrópole asiática surpreendente que se destaca principalmente por sua deliciosa gastronomia tradicional. E os melhores pratos vietnamitas de Ho Chi Minh City não se encontram em restaurantes de luxo, mas em seus numerosos mercados de rua, onde é possível se alimentar por dias sem cansar de experimentar novidades. Como vestígio dos anos de guerra com os Estados Unidos, uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade é o complexo de túneis que funcionavam como via de comunicação e como moradia para os guerrilheiros.

15) Barcelona, EspanhaSol, diversão, praias e muita, muita festa até altas horas. Os clichês de Barcelona são, mesmo, verdadeiros. A bela e vibrante cidade catalã no litoral do Mediterrâneo tem uma identidade única, marcada por seus alegres habitantes e simbolizada pelas obras do arquiteto Antônio Gaudí, criador de cartões-postais como a Sagrada Família e o Parque Güell.

16)  Vancouver, CanadáO Canadá é um gigantesco país, onde a natureza mais selvagem se mistura com cidades modernas e divertidas. Vancouver simboliza bem este contraste: no mesmo dia, você pode pescar, deslizar de snowboard por ladeiras nevadas e tomar um drinque em bares e discotecas de bares com ótima vida noturna.

17) Bangkok, TailândiaPonto de passagem para as paradisíacas ilhas do litoral da Tailândia, Bangkok sabe surpreender seus visitantes. Caótica e barulhenta, com um movimento constante, Bangkok tem  arranha-céus, templos, e mercados de rua onde se podem provar os deliciosos sabores da cozinha tailandesa.

18) Cidade do Cabo, África do SulFrente ao oceano, com a bela montanha de Table Mountain como fundo, a Cidade do Cabo vive em sintonia com a natureza. Trilhas e mergulhos são algumas das opções para aproveitar as belezas naturais da Cidade do Cabo,  mas o melhor lugar para terminar o dia é se divertindo nos bares e discotecas da Long Street.

19) San Francisco, EUACidade vibrante e e alegre como nenhuma outra nos Estados Unidos, San Francisco é simbolizada por sua famosa ponte Golden Gate, suas ladeiras íngremes e seus bondinhos. San Francisco é uma cidade particularmente “gay-friendly”, mas tem opções de vida noturna para todos os gostos.

20) Oranjestad, ArubaEnquanto muitos destinos do Caribe foram dominados pelos turistas, Aruba ainda se mantém relativamente tranqüila e preservada. Começando por sua capital, Oranjestad, a ilha tem arquitetura e estilo da Holanda, com o clima e as belas praias do Caribe. Kitesurf, mergulho e vela são algumas das atividades náuticas para se divertir em Aruba.

21) Copenhague, DinamarcaLar do atual melhor restaurante do mundo, o Noma, Copenhague, capital da Dinamarca, é uma cidade descolada, com uma estética interessante, que mistura arquitetura tradicional com design e estilo modernos típicos da Escandinávia. O hotel Tivoli, com sua arquitetura futurista, e o hotel Radisson, com seus móveis modernos de design nórdico, são duas boas opções para se hospedar.

22) Curitiba, BrasilCidade discreta e pouco visitada por estrangeiros, Curitiba é muito charmosa e especial. Não é por nada que se gaba de ter uma das melhores qualidades de vida do Brasil. Com belos pontos turísticos como o Jardim Botânico e famoso Teatro de Ópera de Arame, Curitiba tem um excelente transporte público que facilita muito na hora de conhecer a cidade.

23) Estocolmo, SuéciaIncrível cidade situada sobre 14 ilhas conectadas que fazem parte de um grande arquipélago, Estocolmo tem tudo o que uma grande cidade precisa para ser interessante para os turistas. Bares e discotecas com diferentes estilos e muita gente bonita, monumentos históricos com arquitetura de contos de fada em meio a edifícios modernos, além de uma rica natureza a proximidade, são algumas das atrações de Estocolmo.

24) Tóquio, JapãoCom a força de sua população, o Japão conseguiu se levantar depois do violentíssimo terremoto, seguido de um tsunami, que assolou o país no ano passado. Hoje, os habitantes da capital recebem, mais do que nunca, com carinho seus visitantes. Os turistas, por sua vez, não podem deixar de se sentir como em outro planeta nesta cidade que parece saída de um filme. Além do futurismo extremo da capital, com seus impressionantes prédios e suas luzes infinitas, Tóquio tem tudo o que caracteriza a identidade japonesa, com jovens que parecem saídos de quadrinhos japoneses, bares de karaokê, lutas de sumô e hospedagens tradicionais.

25) Montreal, CanadáMuitos dizem que, não fosse o frio intenso de mais de 20 graus embaixo de zero que domina a cidade durante o inverno canadense, Montréal seria uma cidade perfeita. Tem um ambiente jovem e cosmopolita, muita segurança, restaurantes com especialidades do mundo inteiro e uma atmosfera que mistura estilos europeu e norte-americano. E, no inverno, a cidade não para: um complexo sistema subterrâneo conecta toda a cidade, com tem lojas e opções de lazer que podem ser sem aproveitadas precisar encarar as baixas temperaturas.

26) Berlim, AlemanhaDepois de décadas sofridas, com a Segunda Guerra Mundial e a separação que durou até a queda do Muro de Berlim, a capital alemã deixou os problemas para trás, e é hoje uma das capitais mais intensas da Europa. Além sua história, que continua presente em monumentos e vestígios, Berlim tem muitas atividades culturais e uma vida noturna com opções de diversão para todos os gostos.

27) Tianjin, ChinaA trinta minutos de Pequim a bordo de um trem de alta velocidade, Tianjin tem o melhor da capital chinesa sem o seu caos. A cidade portuária, com arranha-céus bem em linha com a modernidade do país, está fazendo de tudo para atrair novos visitantes, a começar pelos trabalhos de embelezamento e programas de renovação urbana. Para ter um bom panorama da arquitetura de Tianjin, sua roda-gigante, conhecida como Tianjin Eye, com 110 metros de altura, é o lugar indicado.

28) Austin, Estados UnidosCom cidades como Nova York, Los Angeles e Miami, é raro que Austin, capital do Texas, faça parte dos roteiros de viagem pelos Estados Unidos. Mas com algo do estilo “country” típico do estado, Austin é uma cidade vibrante, que vive ao ritmo da música (e não só de música country!), com grandes festivais e uma vida noturna intensa.

29) Istambul, TurquiaConhecida, entre outras coisas, por ser a única cidade do mundo situada em dois continentes (Ásia e Europa), Istambul tem crescido aos olhos do planeta como uma metrópole divertida, multicultural e muito divertida. Seus mercados de rua coloridos, sua arquitetura antiga com belos monumentos e sua deliciosa gastronomia, são uma boa combinação para aproveitar o dia, até o sol se por e chegar a hora de curtir a incrível vida noturna de Istambul.