PR: Renovação de CNH deixa de exigir ida à sede física do Detran

Procedimentos poderão ser feitos pela internet e motoristas receberão o documento em casa, via Correios, depois de efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 101,79, emitida na internet

 

O governo do Paraná inaugura nesta segunda-feira (22) um novo sistema para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O serviço passará a ser feito todo pela internet, dispensando os cidadãos que precisam do novo documento de irem a uma das sedes físicas do Departamento de Trânsito (Detran-PR). A nova forma de renovar a CNH passa a valer oficialmente no dia 2 de maio, até lá continua valendo o procedimento antigo, que exige o atendimento presencial no Detran.

A medida adotada pelo governo estadual prevê que quando o documento estiver perto do vencimento, o condutor será notificado por uma correspondência. Ele então poderá agendar pela internet a consulta médica – necessária para a obtenção da renovação – e receberá a nova habilitação em casa.

O que muda é a forma como o departamento lida com as fotografias que são impressas no documento. Os condutores eram obrigados a repetir a troca da imagem do documento em todas as renovações. A partir de agora (2 de maio) a foto precisará ser feita novamente apenas de 10 em 10 anos.

O Detran-PR estima que no primeiro ano 527 mil renovações serão feitas pelo novo sistema. O número representa 64% do total previsto para o ano. Em três anos, o órgão de trânsito estadual estima que 1,4 milhão de habilitações sejam feitas sem a necessidade de comparecimento nas sedes físicas em todo o Paraná.

 

Fonte: Gazeta do Povo

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1365544