Posso sair do Brasil com um carro alugado?

Viajar para uma cidade fronteiriça desperta uma vontade: cruzar a fronteira para conhecer outro país e conhecer uma cultura nova. Ao alugar um carro, logo vem a dúvida: será que eu posso sair do Brasil com o veículo que acabei de retirar da loja? Dependendo do destino, as operadoras podem ficar receosas com essa viagem. A Argentina e o Uruguai são países muito visados por turistas brasileiros e estão na lista de localidades permitidas para a viagem.

Como funciona

A maioria das locadoras segue a política de não deixar os carros transitarem fora do território nacional. A exceção ocorre nas lojas de atendimento localizadas perto da divisa brasileira com outro país.

A Argentina e o Uruguai são os únicos destinos que você pode visitar com um carro alugado. As agências de locação que permitem a viagem até o solo argentino são a Hertz, Unidas, Yes e Igufoz. Para o Uruguai somente a Movida Rent a Car autoriza a visita ao país vizinho.

Na Argentina, há uma norma a ser seguida: os motoristas só podem andar até 50 km da fronteira. O motivo? A lei do país exige vários equipamentos extras e seguro internacional válido; além disso, a carteira de habilitação brasileira só tem validade por 72 horas na Argentina.

Na hora de fechar o contrato, pergunte a locadora sobre a restrição de quilometragem, algumas empresas são mais rígidas com relação a esta regra e podem estabelecer a travessia até 25 km após a fronteira ou até o duty free da cidade.

 

Exigências para atravessar a fronteira

Para fazer a travessia para os países do MERCOSUL é indispensável ter a carta verde. Este documento é um seguro obrigatório para todos que pretendem entrar no território de um país do MERCOSUL. Como alguns seguros firmados nos Brasil não têm validade no exterior, a carta verde garante a cobertura de acidentes, danos materiais e pessoais e despesas hospitalares a terceiros.

O seguro carta verde tem cobertura de 40 mil dólares por danos físicos e suas consequências e 20 mil dólares por danos materiais. O único benefício ao motorista é o pagamento dos honorários do advogado de defesa e custos processuais.

 

Como conseguir a carta verde

A carta verde pode ser obtida em lotéricas, seguradoras ou através da própriaagência de locação de automóveis da cidade fronteiriça. Se você mora em outro estado, não será possível adquirir a carta verde em sua cidade. Para facilitar o processo, deixe para fazer a carta verde somente no destino final, antes de embarcar para o exterior.

 

Para cruzar a fronteira os motoristas precisam da carta verde Foto: roberto uebel/Flickr

 

Algumas agências de locação, como a IguFoz e a Yes Rent a Car, oferecem a possibilidade de você solicitar a carta verde diretamente na loja. Na locadora IguFoz, o custo total somando os valores da carta verde e da autorização de travessia é 70 reais para três dias e 99 reais para sete dias.

A locadora Yes Rent Car emite o seguro por 48 reais para três dias e a taxa de autorização de travessia sai por 30 reais pelo tempo de locação. A Unidas Rent a Carnão oferece a carta verde, mas como ela autoriza a travessia é preciso pagar o documento de autorização que custa 10 reais.

Se você alugou pela Unidas e Hertz Rent a Car, que não disponibilizam a carta verde, siga até uma lotérica, posto de atendimento próximo a aduana ou uma seguradora de uma cidade fronteiriça para obter o seguro.

Os documentos necessários para a emissão da carta são: número da sua carteira de habilitação e um certificado de Propriedade do Veículo. Como você estará com um carro alugado, a locadora entregará um documento que tem a mesma funcionalidade do certificado de propriedade, por isso, é importante ir primeiro à loja de atendimento para então buscar o seguro carta verde.

Também é preciso informar a cidade de fronteira de saída e retorno e o período de viagem e quais os países serão visitados. A validade da carta verde pode ser de alguns dias até um ano, e o seu valor varia conforme a duração do seguro; sendo 48 reais (3 dias) ou R$ 216,00 (30 dias).

Informando a operadora

Depois que você encontrou o carro ideal no nosso site, faça o cadastro e informe no campo “Informações Adicionais” que você pretende seguir viagem até outro país. Não deixe para avisar depois, pois as locadoras também irão lhe ajudar a conseguir a carta verde e darão boas dicas para você cruzar a fronteira.

 

Fonte: Blog do Rentcars – Aluguel de Carros