Planejando uma viagem de carro pela Califórnia

Viagem de carro pelo Califórnia. Foto: Adr.Ben/Blog Vambora!

No deserto, seguindo para Las Vegas. Foto: Adrben/Blog Vambora!

Essa talvez seja uma das viagens mais famosas e desejadas do mundo: fazer uma viagem de carro pela Califórnia, nos Estados Unidos.

Com tantas cidades e atrações perto uma das outras, viajar de carro por lá é a melhor forma de conhecer melhor a região. Nessa viagem, os trajetos são tão legais quanto os destinos e o carro é o meio mais fácil de viajar por conta própria.

O roteiro abaixo foi exatamente o que fizemos. Acompanhe pelo mapa e o roteiro de viagem abaixo:


Visualizar Viagem de carro pela Califórnia em um mapa maior

San Diego -> 3 dias
Las Vegas > 4 dias
Yosemite Park (Oakhurst) > 2 dias
San Francisco -> 3 dias
Carmel e Monterrey -> Passagem
Route 1 (Pismo Beach) -> 1 dia
Los Angeles -> 4 dias
Total = 17 dias

Geralmente o percurso começa numa das 3 grandes cidades com aeroportos internacionais da região: Los Angeles, San Francisco ou Las Vegas, ainda que na maioria você terá que fazer alguma conexão dentro dos EUA para chegar ao destino final.

Golden Gate em San Francisco. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos marcos dessa viagem de carro pela Califórnia: cruzar a Golden Gate em San Francisco. Foto: GC/Blog Vambora!

Agora algumas dúvidas e perguntas que todo mundo tem sobre o planejamento de uma viagem dessas:

-> Como alugar um carro nos Estados Unidos? É fácil e seguro dirigir por lá?

Super tranquilo! As estradas são boas e seguras, só é preciso acostumar com o pé pesado dos americanos: todo mundo dirige no limite da velocidade.

Só faço uma observação em 2 trechos: o da Route 1 e para Yosemite Park que são estradas com muitas curvas e não há muitos postos de gasolina. Confira antes se o carro está Ok para seguir viagem sem precisar parar.

Aluguel de carro na Califórnia.Foto: GC/Blog Vambora!

Dica de aluguel de carro: antes de sair com o carro da locadora, tire algumas fotos para comprovar batidas e riscos já existentes. Foto: GC/Blog Vambora!

Há diversas agências para alugar carros. Se estiver em grupo (ou seja, muitas malas envolvidas) vale reservar aqui no Brasil mesmo para garantir um carro grande o suficiente para todos.

Geralmente dentro do aeroporto há placas indicando a região onde todas elas ficam localizadas. No caso de Los Angeles, há transfers gratuitos das próprias empresas para a área onde ficam estacionados os carros (próximas ao perímetro do aeroporto).

-> Quantos dias para fazer essa viagem pela Califórnia? Consigo fazer em menos de 15? Vale a pena fazer mais de 20?

Mapa na estrada. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma dica: mapa é bom mas GPS é fundamental! Se tiver um aqui do Brasil, baixe o mapa e leve. Lá o aluguel não é barato. Foto: GC/Blog Vambora!

A conta é mais ou menos assim: deixe para as grandes cidades de 3 a 5 dias; cidades menores 2 a 3 e pontos de parada para dormir, 1 dia.

Essa viagem na verdade durou 19 dias (1 para ir ao EUA, 17 de carro e 1 para voltar ao Brasil), então não esqueça disso. Por experiência, poderia ter ficado uns 20/25 dias facilmente no total, acrescentando dias em Los Angeles, Las Vegas, Yosemite e Carmel, para aproveitar com mais calma as atrações dos locais. Por outro lado, em 17 dias, a viagem já foi bem cansativa porque as distâncias são relativamente grandes (média de 5/6h de direção por trecho) e quanto mais dias, mais cara a sua viagem…Por isso vale a pena pesar todos os fatores.

-> Acrescentaria algum lugar? Tiraria algum? E o Grand Canyon?

Zzyzx Road. Foto: GC/Blog Vambora

Uma das surpresas do caminho: a Zzyzx Road (tente pronunciar!) 😉 Foto: GC/Blog Vambora

Eu não retiraria nenhum dos destinos. Muitas pessoas não aproveitam a viagem para conhecer San Diego, mas achei a cidade uma das surpresas mais agradáveis de todo o caminho e recomendo (ainda mais pela proximidade de Los Angeles).

Talvez, se tivesse tempo acrescentaria um destino: o Grand Canyon. Uma das paisagens mais impressionantes da Terra, a entrada sul do parque nacional (aberta o ano todo) fica a uns 460km de Las Vegas (+- 6h de carro). É viável mas acho que juntar numa mesma viagem o Yosemite Park com Grand Canyon pode ser um pouco demais, devido as distâncias e o isolamento do 2º parque.

Se você faz muita questão, vale rever o roteiro tirando o Yosemite Park e percorrendo só a costa do pacífico ou fazendo um programa bem comum: conhecer o parque de helicóptero, saindo de Las Vegas. É um passeio de um dia inteiro e caro (sai e torno de $400) mas você não conhecerá a Sky Walk, uma passarela de vidro sobre os penhascos na parte oeste do parque….Se quiser conhecer o parque de verdade, invista uns 2/3 dias da sua viagem porque vale a pena e esse é o meu motivo para um dia voltar lá! 🙂

-> Quais são os trechos mais bonitos? E os mais feios?

Viagem de carro pela Califórnia. Foto: GC/Blog Vambora!

Paisagens extremas vistas durante essa viagem de carro pela Califórnia. Foto: GC/Blog Vambora!

O trajeto atravessando o deserto entre Los Angeles e Las Vegas é espetacular! Se você pegar o final da tarde, verá jogos de luzes por entre montanhas lindíssimas! O trecho Las Vegas – Yosemite Park também é lindo e aqui o deserto é substituído por florestas. Por fim, a Route 1 com seus precipícios para o mar foi a parte mais cênica de toda viagem e próximo post será exclusivo para ela!

Por do sol na Route 1. Foto: GC/Blog Vambora!

Por do sol na Route 1. Foto: GC/Blog Vambora!

Lugares feios? Não tem, são só “não espetaculares!” Para quem tiver um pouco mais de tempo, em San Diego vale atravessar a fronteira e dar um passeio do México, já que a cidade de Tijuana está só a 32km de distancia. 🙂

Fonte: Blog VAMBORA