Pé na estrada: 5 dicas para viajar de carro

Mesmo com a facilidade atual de deslocar-se de avião para vários lugares, muita gente ainda prefere pegar a estrada e até mesmo sonha com as chamadas road trips. Também, não é para menos: filmes como o clássico Sem Destino (1969) e muitos outros alimentam o imaginário de liberdade das viagens de carro, das aventuras que só a estrada oferece aos viajantes.

Seja por desejo, necessidade ou escolha, e esteja sozinho ou acompanhado, se você vai fazer uma viagem de carro deve tomar certas medidas antes de partir para evitar que problemas na estrada atrapalhem sua diversão. A seguir, algumas dicas que podem ajudar a evitar grandes dores de cabeça.

Faça uma revisão completa

Parece óbvio, mas às vezes a empolgação com a viagem e os preparativos nos fazem esquecer as coisas mais fundamentais. Por isso, antes de começar a escolher as músicas que pretende ouvir no trajeto e os lanches que vai levar para consumir no caminho, verifique se está tudo em ordem com seu carro e se o veículo realmente está em condições de pegar a estrada. Caso o seu carro precise de reparos e não fique pronto a tempo, você pode considerar alugar um. O mesmo vale caso seu veículo seja pequeno e você esteja viajando em família e precise de mais espaço.

Cuidados ao alugar um carro

Se for alugar um carro, são necessários alguns cuidados extras. Caso precise de um veículo para se locomover em outra cidade ou país, alugue com antecedência, já que as tarifas de balcão tende a ser mais caras. Se for alugar no exterior, o ideal é providenciar uma carteira de habilitação internacional antes de viajar. Lembre-se de alugar um carro de acordo às suas necessidades (se precisa de espaço, não adianta alugar um modelo compacto), escolher um modelo que não chame muita atenção e de verificar as condições do veículo antes de fechar negócio. E nada de abrir mão do seguro para economizar, segurança é fundamenta!

Planeje-se

Planejar é um verbo que sempre lembra trabalho, mas planejamento também é algo fundamental para garantir diversão. Por isso, estruture os detalhes de sua viagem antes de partir. Defina quem vai dirigir, os turnos de cada um (caso vá em grupo) e o tempo diário que passarão na estrada. Não programe passar muitas horas dirigindo, especialmente se estiver com crianças ou idosos no carro, e esquematize seus horários de descanso. Informe-se com antecedência sobre os lugares onde poderá parar ao longo do caminho para alimentar-se e fazer a higiene pessoal, e leve lanches e algum tipo de entretenimento para passar o tempo no carro.

 

Informe-se

Procure se informar sobre as estradas mais seguras e melhores caminhos a percorrer para chegar aos lugares onde deseja ir. Se for pedir informação, dê preferência a pessoas credenciadas para isso, como a polícia rodoviária ou profissionais que trabalhem com informações turísticas em pontos diversos. Em casos de viagens no exterior, familiarize-se com as regras de trânsito locais e sinalizações. Sites e canais de redes sociais como o Twitter da Royal Holiday Brasil (@RoyalHolidayBr) fornecem informações sobre destinos turísticos de todo mundo e podem ajudar em seu planejamento.

Sempre alerta!

Não se pode prever o que vai acontecer, mas é possível estar preparado para alguns imprevistos. Por isso, leve um kit de primeiros socorros para você e seus acompanhantes e uma kit emergencial para o carro. Esteja munido também do telefone e endereço de hospitais, postos médicos e oficinas mecânicas em localizações estratégias. No trajeto, fique atento às mudanças de tempo (evite pegar a estrada com a pista molhada) e no trânsito. Para manter-se atualizado nesses aspetos, desligue o áudio do CD ou mp3 de vez quando e sintonize numa rádio local.

 

No mais, aperte o cinto (é fundamental) e boa viagem!