Parabéns a todos os amantes de motos pelo seu dia!

Ainda lembro-me como se fosse hoje, no ano de 1998 quando decidimos criar um dia para homenagear os motociclistas brasileiros, mas descobrindo a existência de várias datas, resolvemos fortalecer a data mais antiga em questão, foi aí que fizemos um árduo trabalho de pesquisa e encontramos 27 de julho data criada em 1982 para homenagear um motociclista, mecânico de moto, falecido em 27 de julho de 1974 em uma ocorrência de trânsito.

Hoje passados 14 anos milhares de motociclistas comemoram e são homenageados, alguns até repetem o relato de nossa pesquisa, muitos até sem citar nosso trabalho. Entretanto felizmente nossa iniciativa foi coroada de êxito, primeiro porque entendendo a relevância de nossa motivação e iniciativa outras instituições adotaram a data, em 2001 começou a existir uma blitz nacional envolvendo uma vasta rede de concessionários, o belo exemplo posteriormente foi seguido por outros fabricantes e também por outras marcas e empresas do setor que passaram a realizar ações promocionais na referida data.

Atualmente a data é reconhecida em todo o país, graças ao trabalho da ABRAM que não se preocupou em apenas criar mais uma data, e sim mais uma vez em valorizar a história do motociclismo no Brasil criando assim a SEMANA NACIONAL DO MOTOCICLISTA. Viva o motociclismo!

Alguém então pode perguntar, mas, e daí? O que mudou? Bom, primeiro o motociclismo que vivenciamos hoje tem indubitavelmente outra dimensão. Somos o 4º produtor mundial de motos, temos mais de 20 milhões de motociclistas habilitados, a motocicleta supera a casa 25% da frota circulante de veículos, é o primeiro produto de consórcio na Brasil com 2,3 milhões de cotas em andamento.

O que fazer no dia 27 de julho? Temos um dos slogans que expressa bem o nosso sentimento para essa data: “Porque usamos a segurança agora podemos comemorar”, pois como comemorarão os que partiram ou os inválidos? Então é um dia de celebração, mas, também um dia de reflexão, pois enormes desafios se avizinham com o crescimento exponencial da frota de motocicleta.

Nesse sentido estamos trabalhando para que tenhamos vias, legislação e sinalização apropriadas para motocicletas, para que o motociclista tenha de fato segurança no trânsito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra iniciativa é o lançamento da 2ª edição da cartilha “Os 12 Mandamentos do Motociclista” conscientizando-os sobre os cuidados necessários para uma pilotagem segura.

Isto posto, nós da ABRAM desejamos a todos os motociclistas usuários, profissionais, militares, esportistas e estradeiros muitos anos de estrada.

Parabéns a todos os motociclistas brasileiros!

Lucas Pimentel , 43 anos, é presidente da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas, membro do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.
Tel. (11) 4784-7463
E-mail: [email protected]
www.abrambrasil.org.br

 

Imagem: Trânsito Mais Gentil