Óculos com lentes amarelas podem ajudar a dirigir durante a noite

De Revista Auto Esporte

Em dias muito ensolarados ou durante a noite, óculos com lentes âmbar podem melhorar a visão de motoristas

 

Dirigir contra o Sol enquanto ele se põe ou em uma estrada sem iluminação, durante a noite, pode ser difícil para os motoristas. Mas um tipo específico de lentes de óculos de Sol contribuem para enxergar melhor nessas condições.

 

Conhecidas como amber (âmbar, em português), as lentes amareladas ajudam os olhos a corrigir uma espécie de confusão que pode às vezes ser causada em nosso cérebro. “Tem coisas a que não estamos acostumados, pois não fazíamos na Idade da Pedra, como dirigir à noite”, explica o oftalmologista Paulo Schor, vice-chefe do departamento de oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

 

É aí que entram as lentes âmbar. Elas amenizam o problema, reduzindo a incidência de raios de luz azul. “Assim, enxergamos melhor o verde e o vermelho, então é como se estivéssemos vendo tudo com uma lente melhor”, complementa Schor. O ponto negativo é que o contraste é prejudicado, e isso pode fazer com que algumas pessoas não se adaptem às lentes amareladas.

 

Olhar colorido

 

Cada cor tem um ponto focal diferente e isso pode confundir nosso cérebro. As lentes amarelas reduzem a quantidade de raios azuis, facilitando nosso trabalho e melhorando a visão.

 

Proteção

 

Todos os óculos protegem os olhos contra os raios UVA e UVB, não importa a cor da lente. A proteção é feita por uma película transparente, presente em óculos de Sol ou de grau.

 

Segurança

 

Alguns especialistas afirmam que dirigir com óculos pode ser perigoso em caso de colisão com abertura do airbag. Para reduzir o risco, uma opção é optar por armações flexíveis, sem adereços. É importante ficar atento, pois não são todas as pessoas que se adaptam a esse tipo de lente.

 

Fonte: Portal do Trânsito