O que você precisa saber antes de alugar um carro para viajar

Aluguel-de-carros

Essa é uma excelente alternativa para quem não tem veículo ou prefere dirigir outro modelo, sendo que na maior parte dos casos o preço sai mais em conta do que depender de ônibus rodoviário, urbano ou táxi para se deslocar pelo destino. Se você está pensando em alugar um carro para a sua próxima viagem, confira o que você precisa saber antes de consultar uma locadora:

Quem pode alugar

A maior parte das locadoras de veículos exige que os condutores tenham pelo menos 21 anos de idade e dois anos de posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para que possam alugar no próprio nome. Outras exigências incluem CPF sem restrição, cartão de crédito com limite de mil reais para cobrir eventuais taxas extras e, no caso de estrangeiros, ter passaporte válido.

Tempo da diária

O tempo de diária se refere às 24 horas após a retirada do veículo, sendo que cada hora adicional tem um custo. A partir da sexta hora extra já pode ser cobrada uma nova diária, dependendo das regras da companhia.

Devolução

Para facilitar a viagem, é possível retirar o carro em uma cidade e devolver em outra, caso haja locadora da mesma rede. Assim, você pode ir de avião até uma cidade, alugar o carro e depois ir para outro lugar.

Acessórios

O veículo é entregue ao motorista limpo e com combustível, sem qualquer acessório adicional. O GPS e o bebê conforto, por exemplo, são acessórios que podem ser alugados na própria locadora. Na hora de devolver o veículo, é indicado que ele esteja abastecido e higienizado, pois caso contrário o motorista terá que arcar com os custos.

Há locadoras que oferecem proteção parcial contra acidentes, enquanto em outras é possível pagar uma taxa adicional diária para cobrir danos, acidentes e furtos.

Fonte: CBN Foz do Iguaçu