O que fazer ao avistar o sinal amarelo?

Muitas pessoas aproveitam aquela mudança de semáforo do verde para o amarelo e aceleram o veículo para não precisar parar no sinal vermelho. Mas essa conduta é correta?

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo. “O procedimento correto é avisar o condutor do veículo de trás sobre a intenção de parar, sinalizando com gestos e com leves pisadas no freio”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Instituto Prevenir.

 

De acordo com o advogado, especialista em trânsito, Marcelo Araújo, em seu post no Blog do Trânsito,quando se fala em segurança, a reação mais prudente é tomar o amarelo como indicativo de que se deve parar e não apurar. Esse indicativo é reforçado pelo Anexo II do Código, quando trata da sinalização semafórica, que diz que a função do amarelo é indicar atenção, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo para os veículos que vêm atrás. “Não há qualquer dúvida de que a infração só ocorre, segundo o Art. 208 do CTB, quando o veículo avança o sinal VERMELHO do semáforo ou de parada obrigatória”.

 

A luz amarela do semáforo existe para evitar as freadas bruscas e diminuir as chances de colisão traseira. “É preciso analisar vários aspectos na hora de parar, para não colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros. O tempo que o sinal permanece no amarelo, a velocidade, o tamanho do cruzamento, o horário, para então decidir com segurança. Porém, as recomendações são: sinalizar, diminuir a velocidade e então parar. Dessa forma é possível evitar uma infração de trânsito, e principalmente, um grave acidente”, conclui Mariano.

 

Fonte: Portal do Trânsito