O perigo do sono ao volante: 4 dicas para evitar esse mal

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Acidentes envolvendo carros, caminhões e motos acontecem pelas mais diferentes causas. Uma delas é dormir ao volante, responsável por grande parte dos acidentes no mundo. Muitas vezes, o motorista está com sono, mas acha que pode enfrentar o caminho sem maiores problemas, o que pode resultar em uma colisão, capotamento, entre outras tragédias.

Por ser incontrolável, o sono deve ser respeitado e algumas atitudes devem ser tomadas a fim de garantir a segurança do motorista, de seus passageiros e de todos os outros veículos que circulam pela pista. No texto de hoje, daremos algumas dicas importantes para evitar o sono ao volante. Confira!

Durma bem na noite anterior

É durante a noite, no sono, que o corpo repõe todas as energias e restaura as memórias mais importantes do dia. Se você não dorme o suficiente (entre 7 e 8 horas por noite), pode apresentar quadros de irritabilidade, desatenção e diminuição da coordenação motora, o que pode atrapalhar muito na hora de dirigir. Além disso, o sono não dormido pode aparecer em qualquer horário do dia, inclusive enquanto você está dirigindo.

Outra dica é não dirigir depois de muito tempo acordado. Segundo dados d02a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), após 19 horas acordado, o corpo humano reage da mesma forma que uma pessoa que ingeriu o equivalente a 6 copos de cerveja, ou está com 0,70 g/l de álcool no sangue.

Não tente barrar o sono usando bebidas com cafeína

Ao menor sinal de que os olhos podem se fechar a qualquer momento durante o seu percurso, a melhor solução é parar em um local seguro e dormir por alguns minutos, até que o corpo esteja revitalizado. É comum em muitas pessoas o hábito de parar em um posto, tomar um café ou um energético, lavar o rosto e retomar a viagem. Porém, essa não é uma boa solução, já que essas atitudes inibem o sono momentaneamente, mas não o eliminam.

Faça exercícios para acordar o corpo

Se já estiver com sono, como você já pôde ver, é melhor parar para descansar. Porém, antes de se sentir cansado, é importante mexer o corpo e realizar alguns alongamentos para se preparar para a maratona de estrada. Como dirigir é uma tarefa monótona, que não exige muito esforço físico, é preciso se espreguiçar e, quando parar, fazer pequenos alongamentos.

Procure um profissional quando achar necessário

Se você dorme a quantidade de horas estabelecida para uma boa noite de sono, e mesmo assim sente dificuldades para se manter acordado durante o dia, é hora de procurar ajuda profissional. Procure um médico para realizar exames e relate seu problema. Muitas pessoas com distúrbios como apneia do sono têm suas noites prejudicadas, pois a oxigenação do sangue não é feita com qualidade para o cérebro, tornando a noite de sono pouco restauradoras.

As dicas acima são essenciais para prevenir o sono ao volante e podem evitar inúmeros acidentes, muitos deles fatais. Preocupar-se com sua segurança e a de seus passageiros, assim como a das pessoas dos outros veículos é um ato de responsabilidade e consciência ao volante. Faça sua parte!

Fonte: Rede Brasil