Natal Luz de Gramado – Toda magia do maior natal do Brasil!

Rua Coberta - Natal Luz de Gramado

Rua Coberta em Gramado: Toda decorada para o Natal Luz. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Post atualizado em Setembro/2017

Gramado é uma cidade fofa por natureza: na serra gaúcha, com arquitetura enxaimel de inspiração alemã, pequena e fácil de se deslocar, chocolates, fondue entre outras gostosuras e atrações fazem de Gramado um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Só que basta chegar no final do ano que a cidade ganha um charme e magia a mais: é época do Natal Luz, evento que transforma Gramado na principal cidade natalina do Brasil e no Natal Luz o maior evento de Natal do mundo (são no total 80 dias de comemorações), atraindo mais de 2 milhões de turistas todos os anos.

Gramado durante o Natal Luz

Gramado cheia de visitantes para o Natal Luz, Foto: GC/Blog Vambora!

E em 2015 o Natal Luz completou 30 anos e fomos convidados para ver toda essa grande festa de perto! Em 2017, o evento vai dos dias 26/10/2016 a 14/01/2018 e a programação já normalmente bonita está ainda mais especial. Gramado toda entra no clima, não só na decoração mas também numa série de novos espetáculos (pagos e gratuitos) que realmente dão um clima e magia toda especial para a cidade. Já tínhamos ido para Gramado antes (veja aqui todas as dicas que já demos da cidade) mas realmente devo dizer que no Natal Luz parece que Gramado fica ainda mais linda, envolvida num clima mágico mesmo.

 

Natal Luz de Gramado

Linda decoração natalina por toda Avenida Borges de Medeiros em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Conferimos tudo de perto e abaixo você vê todas as informações sobre principais espetáculos e todas as dicas dessa nossa viagem para ver o Natal Luz de Gramado. Mas já adianto: quem não puder ir para lá esse ano, dá para pelo menos bater um papo e pedir uns presentes para o Papai Noel em Gramado via whatsapp! Confira nossa experiência e dicas abaixo:

Natal Luz em Gramado: shows pagos

Esses são os principais shows que acontecem na cidade durante o Natal Luz. De desfiles, a peças de teatro e musicais, esses são os shows mais longos e bonitos da festa, cheios de detalhes especiais. Os preços são diferentes em cada um dos espetáculos (sendo o “Natal pelo Mundo” o mais barato e o Eu sou Maria, o mais caro), mas cada um atende um público e expectativa diferente. Confira:

1-) Reencontros de Natal (antigo “Eu sou Maria – Nativitaten”)

Eu sou Maria - Natal luz de Gramado

Mega espetáculo Eu sou Maria do Natal Luz. Foto: GC/Blog Vambora!

Para mim o mais bonito de todos os shows, tanto pela mega produção como pelo cenário: um super palco montado no Lago Joaquina Rita Bier (bem perto do centro de Gramado), com direito a musica, centenas de atores, cantores, fogos de artifício, luzes e um momento super especial e emocionante no final com todo o público fazendo parte do espetáculo.

Eu sou Maria - Nativitaten Gramado Natal Luz

Centenas de atores e cantores fazem parte do espetáculo. Foto: GC/Blog Vambora!

Nos anos anteriores, o espetáculo encenado aqui tinha como tema principal o nascimento de Jesus(ou seja, o Natal oficial, sem ser só do Papai Noel ou troca de presentes rs) então se a princípio parece ser mais religioso a produção acabou surpreendendo, sendo também super moderna, contando a historia de maneira fácil e empolgante (com muitas luzes, show de fogos e além de várias músicas populares/contemporâneas), agradando bastante também até quem não é muito religioso. Achei realmente um super espetáculo e um dos ápices do Natal Luz de Gramado desse ano.

Em 2017, o espetáculo se chamará “Reencontro de Natal”, contatando um reencontro de uma família embalado por belas canções de Natal. Parece que será menos religioso que o “Eu sou Maria”, agradando assim um público mais amplo.

Eu sou Maria - Nativitaten Natal Luz Gramado

Todos os espectadores recebem velas para um dos momentos mais bonitos do show. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Programação: Quartas e Sábados
-> Horário: 21h30
-> Local: No lago Joaquina Rita Bier. O público fica em arquibancadas, ao ar livre sendo que apenas uma é coberta, mas com visão não muito privilegiada para o palco principal. Se puder opte então pelas arquibancadas E, F e G bem em frente ao palco (ainda que não sejam cobertas). O evento ocorre mesmo com chuva (a não ser que esteja muito forte, atrapalhe ou coloque em risco visitantes e participantes), então caso o tempo não esteja muito favorável vale levar uma capa de chuva. Como o espaço é bem grande há telões que facilitam ver mais detalhadamente a atuação dos artistas.

2-) Grande Desfile de Natal

Grande Desfile de Natal – 30 anos Natal Luz Gramado

Grande Desfile de Natal em comemoração aos 30 anos do Natal Luz. Foto: Divulgação

O show perfeito para a comemoração natalina de qualquer criança (e adulto também!) que adore o Papai Noel e todas as tradições natalinas que deixam o Natal ainda mais mágico. 🙂

Grande Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado

Desfile super colorido e animado que anima crianças e adultos. Foto: GC/Blog Vambora!

Dá para comparar quase como um desfile de carnaval (num local que lembra inclusive um sambódromo), com alas, carros alegóricos, dançarinos e participantes fantasiados que nos empolgam a cada momento. Para a comemoração dos 30 anos do Natal Luz de Gramado, o show relembrou como foram os desfiles na cidade das três últimas décadas. Em 2016, a história do desfile será a divertida aventura de uma família na neve, viajando por suas memórias de Natal!

Grande Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado

O desfile quase sempre um desfile de escola de samba, só que natalino :-). Foto: GC/Blog Vambora!

Se você for com crianças para o Natal Luz de Gramado e tiver que escolher apenas um show para ir vá nesse, é realmente mágico! E se você é um adulto que adora todas as tradições natalinas, vale conferir também!

-> Programação: De Outubro a Janeiro: Quintas e Domingos; de Novembro a Dezembro: Segundas, Quintas e Domingos
-> Horário: 21h30
-> Local: Expogramado (numa estrutura temporária com espaço central para o desfile e cercada de arquibancadas). O local é coberto mas tem as extremidades abertas (para a circulação dos carros do desfile), então se estiver frio lá fora, vale ir bem agasalhado. Os melhores lugares são as sessões B e C, mais centrais e com visão para o “Narrador de Histórias” que fica literalmente contando a história do desfile durante a apresentação.

3-) Natal pelo mundo

Natal pelo Mundo - Natal luz de Gramado

Espetáculo Natal pelo Mundo na Expogramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Peça/musical apresentada pela primeira vez no Natal Luz, que conta a história de Sofia: uma moça que no dia de Natal faz seu aniversário de 30 anos e embarca numa viagem pelas tradições de Natal pelo mundo, envolvendo-se em toda a magia do Natal como quando era criança.

Natal Pelo Mundo - Natal Luz de Gramado

Crianças amando a participação especial do bom velhinho! Foto: GC/Blog Vambora!

É uma peça bem fofa e engraçadinha, perfeita para  famílias com crianças pequenas, já que elas desde o começo da apresentação já ficam encantadas com todas as cores, personagens divertidos, musicas, cenários e brincadeiras da peça. E atenção: tem muitas surpresas então vale sentar bem na frente do palco ou ficar perto das extremidades das fileiras (sessões A ou B) para poder abraçar e tirar fotos com alguns personagens especiais. 😉

-> Programação: Terças e Sextas
-> Horário: 21h00
-> Local: Expogramado (no mesmo do Grande Desfile de Natal, só que num teatro totalmente fechado e coberto).

Natal Luz em Gramado: shows gratuitos

Nem só de super espetáculos e shows pagos é feito o Natal Luz: muitos eventos gratuitos acontecem diariamente em Gramado e conseguem emocionar e brilhar os olhos dos turistas que passeiam na cidade. São eles:

1-) Show de acendimento

Show de acendimento - Natal Luz de Gramado

Show de acendimento das luzes de Natal no centro da cidade todas as noites. Foto: GC/Blog Vambora!

Todos os dias, por volta das 20h30, na frente ao Palácio dos Festivais (bem na frente da Rua Coberta) acontece o show de acendimento, quando as luzes decorativas de Natal do centro de Gramado se iluminam. É realmente um show, inclusive com atores que interagem com o público e pedem ajuda “para iluminar a cidade”. Depois de finalizado, é lindo sair passeando pela Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e etc para ficar encantado com a belíssima decoração iluminada da cidade.

Igreja Matriz de Gramado - Natal Luz 2015

Decoração especial na frente da Igreja Matriz no centro de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, em frente da Igreja Matriz foi montada uma estrutura linda no chão que quando iluminada parece os vitrais da igreja e surpreende todos que passam por lá. Já os pinheiros natalitanos que perfilam toda a Avenida Borges de Medeiros foram decorados pela comunidade da cidade (lojas, restaurantes, empresas, todos juntos) com uma árvore de Natal mais bonita do que a outra!

2-) Vila de Natal

Vila de Natal - Natal Luz de Gramado

Visitando a casa do Papai Noel na Vila de Natal. Foto: GC/Blog Vambora!

Dentro da Expogramado, é o programa perfeito antes de ir assistir aos espetáculos Natal pelo Mundo e Grande Desfile de Natal, sendo uma tradicional vila natalina, com lojas vendendo artesanato e enfeites, comidinhas, shows gratuitos de atores, coral e é claro, a oficial casa do Papai Noel! Fica aberto todos os dias das 14h às 21h (sendo que em dias de shows fica aberta até às 23h e na véspera de Natal e Ano Novo funcionará das 14h às 19h).

Vila de Natal Expogramado

Lojinhas vendem produtos natalinas dentro da Vila de Natal. Foto: GC/Blog Vambora!

Acontece ainda na cidade outros eventos gratuitos, como Concerto de Natal (com apresentações de música na Igreja Matriz e Igreja do Relógio), Parada de Natal (desfile dos principais personagens natalinos ao longo da Av. Borges de Medeiros durante a tarde), exposição de Renas Decoradas (na rua ao lado da Igreja Matriz) e o restante da decoração natalina por toda cidade, com destaque especial para a Rua Coberta, que fica deslumbrante durante a noite. Tudo isso, de graça!

Para ir até a Expogramado, uma dica boa é usar o transporte gratuito saindo do Palácio dos Festivais até o centro de exposições, realizado pela empresa Vento Sul Turismo. O ônibus saem de hora em hora e começam a circular das 10h até às 20h, facilitando o deslocamento dos turistas até o local.

Ingressos para o Natal Luz

Eu sou Maria Show Natal Luz

Super show Eu Sou Maria no Natal Luz. Foto: GC/Blog Vambora!

Os ingressos dos shows pagos do Natal Luz  podem ser adquiridos diretamente no site oficial do evento (veja aqui http://www.natalluzdegramado.com.br) e é recomendado comprá-los com antecedência, de preferência assim que começam a ser vendidos para garantir os melhores lugares e para os feriados quando a cidade fica ainda mais cheia (incluindo Natal e Réveillon). É bem comum que já em Novembro a maioria dos ingressos já estejam vendidos.

No site é possível ver também todos os valores dos ingressos de cada show, bem como o mapa de assentos de cada espetáculo (cuja dicas para escolher demos acima).

Papai Noel no WhatsApp: WhatsNoel!

WhatsNoel Natl Luz

WhatsNoel! Foto: Divulgação

Não vai conseguir ir para o Natal Luz de Gramado nesse ano mas ainda sim quer sentir um pouco da magia natalina e conversar com o bom velhinho? O pessoal do Natal Luz promoveu uma ação bem legal esse ano que é o “Papai Noel por WhatsAapp ou WhatsNoel”, em que basta você mandar uma mensagem para o número (54) 9232-0000 para bater um papo com o Papai Noel de verdade! Cartinha de Natal versão moderna! 😀

Além de pedir os presentes de Natal, quem for para Gramado, o Papai Noel dá dicas da cidade, do próprio evento do Natal Luz e da região. O serviço é do próprio Natal Luz, sendo nada mais do que um SAC ou call Center de atendimento ao turista, mas de uma maneira muito mais mágica e divertida, objetivo principal do Natal Luz! E sejamos sinceros: é muito legal ter o Papai Noel na sua lista de contatos do Whatsapp não é? 🙂

Dicas finais para aproveitar o Natal Luz de Gramado

Natal Luz de Gramado

Decoração do Natal Luz no centro de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Tente chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência nos espetáculos pagos. A maioria dos ingressos comprados são por setor mas não com lugares marcados, então quanto mais tarde chegar, “pior” ou “mais longe” ficará localizado no seu setor escolhido em cada espetáculo.

-> Ainda que seja realizado na primavera/verão, o clima da Serra Gaúcha pode surpreender durante o Natal Luz (como foi no nosso caso), quando em pleno começo de Novembro enfrentamos muita chuva, frio e neblina. Então vale conferir a previsão do tempo antes de ir (e se estiver frio, vá bem agasalhado, inclusive para os shows).

-> O trânsito nessa época em Gramado fica pesado e mesmo sendo uma cidade pequena, é preciso sair com antecedência para evitar chegar muito atrasado nos shows. Então, a não ser que esteja hospedado ao lado de um dos locais do evento, recomenda-se sair com pelo menos 1h de antecedência do seu hotel. Especialmente na época entre o Natal e Ano Novo o trânsito na cidade fica ainda pior, então fique atento.

-> A maioria dos espetáculos ocorrem em áreas centrais ou perto do centro da cidade então fica fácil de se locomover até a pé, mas caso esteja sem carro, vale usar o transporte gratuito para a Exporgramado ou taxis (ainda que na saída dos shows fique tudo bem cheio). Nesse caso, vale deixar já combinado então o taxi para a volta.

Uma cidade já linda que fica ainda mais especial durante o Natal: Vambora então curtir o Natal Luz de Gramado!

+ infohttp://www.natalluzdegramado.com

Fonte: Blog VAMBORA