Motivos para você ler o manual do proprietário do carro

De Terra.com.br

Você já leu o manual do seu veículo? Se respondeu não, fique tranquilo, você não é o único. Poucos têm o hábito de conferir as instruções passadas pelas montadoras, mas o manual é de extrema importância, principalmente nos veículos zero quilômetro.

 

Uma leitura com atenção vai evitar, por exemplo, que você perca a garantia contratual ou provoque danos ao veículo. Separamos cinco motivos para você tirar alguns minutos para estudas melhor seu automóvel.

 

1 – Revisão por km/tempo

 

Cada fabricante define a quilometragem ou o tempo que o veículo deve ser submetido a uma revisão dos componentes. Geralmente são a cada dez mil quilômetros ou a cada um ano. Essas revisões devem ser feitas na concessionária e devidamente carimbadas no manual doautomóvel para que caso ocorra algum problema a garantia possa ser acionada e a falha corrigida sem nenhum custo adicional ao proprietário. Fique atento!

 

2 – Usar sempre marcas recomendadas no manual

 

No manual do seu veículo existem as marcas de peças recomendadas para reposição. Pneus, lubrificantes, óleos e palhetas dos limpadores são alguns exemplos de peças fabricadas por algumas marcas e são recomendadas pela montadora do seu veículo.

 

3 – Avisos do painel

 

É necessário que você saiba o significado e motivo pelos quais as luzes do painel podem acender. Luzes de Airbags, ABS, óleo e temperatura são alguns exemplos que podem acender ao identificar problema no sistema.

 

4 – Personalização

 

Gosto comum em quase todos os donos de carros, a personalização é extremamente prejudicial à garantia do veículo. Instalação de um sistema de som mais potente, a troca das lampadas do farol por lampadas de xenon e trabalho na suspensão para o carro andar em altura mais baixa são alguns exemplos que resultam na perda da garantia. Algumas montadoras não permitem a troca das rodas do veículo por outras, maiores. Antes de providenciar a troca, consulte o manual e veja o que a sua montadora recomenda. Evite esses tipos de personalização durante a garantia para não ter prejuízo.

 

5 – Uso correto do todas funções do carro

 

Seu carro tem vários comandos e caso você não seja um expert no assunto, precisará ler o manual do veículo para entender a função de todos esses dispositivos. Desembaçador de vidro, recirculação de ar entre outras funções e explicações são encontradas no manual do veículo.

 

Fonte: Portal do Trânsito