MAPFRE ASSISTANCE dá dicas de segurança para as viagens de férias de carro

est

 

Para evitar imprevistos e dores de cabeça nas estradas, não basta apenas dirigir com atenção e segurança, é preciso se planejar e agendar uma revisão com antecedência para garantir que o veículo esteja em ordem. O especialista em automóveis Fábio Leiva Messa, da MAPFRE Assistance, elaborou dicas, pensando no aumento expressivo de viagens de carro ou moto durante os meses de verão.

 

Segundo o gerente, a manutenção preventiva é fundamental e deve ser realizada até uma semana antes do passeio, assim, é possível ter certeza de que tudo está funcionando corretamente após os reparos. “Detalhes como a calibragem de pneus ou as condições do estepe são fáceis de serem esquecidos e, se é uma situação difícil na cidade, ela pode se tornar ainda mais perigosa quando se está no meio da estrada, distante de um posto de serviços ou da assistência mais próxima”, ressalta.

 

Para ajudar o motorista nesse trabalho, o especialista da MAPFRE Assistance preparou um check list, com dez pontos principais de atenção:

 

  1. Faróis e setas: a sinalização é muito importante para que todos os condutores possam ver e ser vistos. Por isso, antes de qualquer viagem, é imprescindível verificar o bom funcionamento das lanternas, faróis, setas, luzes de freio e de ré.

 

  1. Óleos e fluídos: O sistema de arrefecimento controla a temperatura do motor, permitindo a eficiência energética e a redução dos degastes de peças. Para que funcione corretamente, deve-se averiguar o nível do líquido de arrefecimento, de acordo com marcação do próprio reservatório. Levando em consideração que as viagens podem ser longas e contar trechos serra, o melhor é deixar o nível do líquido no máximo. Para evitar riscos de queimadura, nunca abra o reservatório com o motor quente. Puxe a vareta para verificar o nível do óleo do motor e confirme se o fluído está compreendido entre a faixa mínima e máxima, de acordo com as especificações do manual do veículo. Esta checagem também deve ser realizada com o motor desligado e frio. Carros com direção hidráulica ainda precisam de checagem do nível do óleo da direção. Além disso, a troca deve ser feita de acordo com o período recomendado pelo fabricante.

 

  1. Para-brisas: o reservatório de água do limpador de para-brisa precisa estar abastecido, e as palhetas devem estar em bom estado, sem ressecamento. Aproveite para verificar o funcionamento do desembaçador e limpador traseiro, quando houver. A dica para que os vidros não embacem na chuva ou à noite é usar um pano limpo, que não solte pelos.

 

  1. Pneus: antes de viajar, calibre os pneus, de acordo com o número de passageiros e de bagagem, seguindo as recomendações do fabricante, geralmente é inscrita em etiquetas na porta ou na tampa do reservatório do tanque de combustível. Já para checar o nível de desgaste dos pneus, é preciso observar uma marcação na lateral externa de cada um que indica o nível de desgaste. E não se esqueça do estepe!

 

  1. Direção hidráulica: em carros com este tipo de direção é muito importante sempre checar o nível de fluido e estado do mesmo. Se for necessário faça a troca antes de pegar a estrada.

 

  1. Ar condicionado: para manter o ar em bom estado e garantir uma viagem tranquila em dias de calor é preciso verificar a carga de gás e filtro antipoluente.

 

  1. Rolamentos de roda: uma forma de teste os rolamentos é observar se há ruídos quando o veículo está carregado. Também vale ficar atento ao estado de correias e mangueiras e ao alinhamento de direção.

 

  1. Itens obrigatórios e documentos: entre os itens obrigatórios estão o extintor, macaco, chave de roda e triângulo. Também é importante ficar atento à documentação do veículo e à carteira de habilitação, certificando-se de que estão dentro da validade e não vencerão no período da viagem.

 

  1. Extintores: a partir de 1º de janeiro, os equipamentos de todos os carros devem ser do tipo ABC, conforme a Resolução nº 333/2009, Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Fique atento a mudança e a data de validade.

 

  1. Assistência 24hs ao veículo e passageiro: verifique as coberturas e limites de assistência ao veículo que fazem parte de seu seguro auto, ou adquira um plano de assistência para garantir a tranquilidade nos imprevistos com o veículo e passageiros.

 

 

 

Sobre a MAPFRE Assistance no Brasil

Presente há 22 anos no país, a MAPFRE Assistance é uma marca de propriedade industrial do Grupo MAPFRE, utilizada pela Brasil Assistência, Unidade do Grupo no Brasil especializada em serviços de assistência a pessoas, residências e veículos e riscos especiais. Com presença direta em 47 países e rede própria nos cinco continentes, é líder mundial na prestação de serviços de Assistência e Gestão de Serviços. Eleita melhor companhia de Assistência do Mundo, pelo prêmio ITIJ, tem entre os principais serviços prestados, a linha de Assistência a Pessoas e Famílias, Auto e Residência, Gestão de Processos e Serviços – que envolvem Gestão de Sinistros, Call Center, Gestão da Qualidade, Retenção e Endosso – e Assistência Viagem Receptivo, Nacional e Internacional. Sua carteira é composta por mais de 110 clientes corporativos e 27 milhões de usuários no Brasil.

 

Outras informações sobre MAPFRE ASSISTANCE

 

Fonte: CDN – Comunicação Corporativa