Longe da folia, Carnaval na calmaria

8 opções des destinos para curtir o feriadão em clima de relax total

 

Neste ano, o feriado do Carnaval vai de 1 a 4 de março – isso sem contar a “quarta-feira de cinzas”, ponto facultativo em que boa parte das pessoas trabalha apenas meio expediente ou, até mesmo, emenda mais uma dia de descanso.

É nesse período que boa parte da população cai na estrada em busca de muita festa, burburinho, badalação e folia, certo? Nem sempre!

Para muitos, o Carnaval passou a ser sinônimo de descanso, preguiça e dias intensos de pernas para o ar. Se esse é o seu caso, selecionamos 8 opções de destinos para quem quer aproveitar essa data bem longe dos confetes e da serpentina.

Confira!

Brotas (SP) As famílias aventureiras vão adorar o turismo mais radical da cidade, que tem paisagens belíssimas (foto: Luciana Pires Jesus/ Divulgação). O rafting é o carro-chefe dos passeios na região, em que 6 a 8 pessoas ocupam um bote inflável e enfrentam corredeiras e quedas de até 3 metros. Deu para sentir a emoção de lá, não é mesmo? Outra sugestão divertidíssima é o Boia-Cross. Nesse caso, a descida no rio é feita em boias individuais – vale lembrar que, para ambos os casos, equipamentos de segurança e a assistência de uma equipe profissional são indispensáveis! Para quem quer sossego total depois de um dia de muita adrenalina, a dica é hospedar-se nos hotéis fazendas e eco resorts que tomam conta da região.

Canela (RS) Localizada na Serra Gaúcha, a cidade faz divisa com o visitado município de Gramado e reúne diversas opções de lazer e descanso. Com forte influência europeia, Canela abriga a bela Catedral da Pedra, conhecida pelo seu estilo gótico. O clima mais ameno, que no verão tem média de 20 ºC, convida para um agradável passeio a cavalo, passando por regiões de mata nativa e vistas espetaculares, como a Cachoeira do Caracol. Para os amantes de vinho, a visita a vinícolas, com explicações sobre a produção da uva até a elaboração do vinho, é imperdível!

Guarda do Embaú (SC)Essa praia de águas límpidas está localizada no munício de Palhoça, a 46 km de Florianópolis. Além do mar, essa pequena vila de pescadores é cortada pelo Rio da Madre, oferecendo aos turistas uma gama de lazer aquático. Enquanto as ondas da praia torna o ambiente um dos locais mais propícios para a prática do surf, as águas calmas e doce do rio são ideais para passeios de barco e caiaque. Um detalhe interessante: o balneário tem cerca de 400 moradores, a maioria artesãos e pescadores.

São Paulo (SP) Apesar do tradicional desfile das escolas de samba paulistas, que ocorre no Sambódromo do Anhembi, e dos bloquinhos de rua que pipocam cada vez mais pela cidade, visitar a capital durante o Carnaval é uma das raras oportunidades de ver as ruas paulistanas (relativamente) vazias. A dica é investir em caminhadas pela larga Avenida Paulista e, também, pelo famoso – e charmoso – Centro Velho, onde é possível ver marcos arquitetônicos, como o Edifício Copan e o Itália. O sábado e o domingo pedem passeios culturais, já que muitos museus, como o MASP, permanecem abertos ao público.

Monte Verde (MG)Um dos principais destinos de casais apaixonados, o cenário charmoso é considerado a “Suíça Mineira”. Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, os visitantes são presenteados com visuais inesquecíveis. E há opções de passeios para todos os gostos! Quem curte adrenalina pode se aventurar por trilhas e locais adequados para a prática de escalada. Para desbravar a natureza, passeios de bicicleta são sempre agradáveis e tranquilos. Quer relaxar? Então corra para a Queda D’Água Gato de Botas, e delicie-se com o som das águas.

Brasília (DF)Capital federal do Brasil e sede do governo, Brasília vai muito além da fachada do Planalto Central, desenhada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Os amantes da natureza, por exemplo, vão se encantar com as belezas do Lago Paranoá e do Parque da Cidade Sarah Kubitschek – com 420 hectares, é considerado o maior parque urbano do mundo! E quem estiver acompanhada da criançada, vale a pena conhecer o Planetário de Brasília. Lá, os pequenos poderão acompanhar imagens sobre o universo e a vida humana, por meio de projeções muito modernas. Para visitar, basta levar 1 kg de alimento.

Natal (RN) Quem não quer abrir mão da beleza nordestina nesse Carnaval, pode apostar nas delícias da cidade potiguar. A dica é fugir do burburinho das praias mais centrais e explorar pontos menos conhecidos, como Santa Rita e Maracajú. Se estiver buscando uma pitada de aventura, não deixe de fazer um animado passeio de bugue nas dunas de Genipabu. Para refrescar o calor das areias, finalize o dia com um divertido passeio de aerobunda – espécie de tirolesa que termina com um mergulho bem emocionante.

Jalapão (TO) Mais uma ótima opção para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura, essa cidade, localizada no estado de Tocantins, reserva contrastes encantadores. Entre o serrado e caatinga, dunas com mais de 30 metros dividem espaço com águas transparentes, cachoeiras e animais exóticos. O acesso a esses pontos incríveis não é fácil, quase sempre é necessário percorrer mais de 50 quilômetros para alcançar um atrativo. Mas o esforço vale a pena! Não deixe de visitar a Cachoeira da Velha – a maior da região, com mais de 20 metros de largura – e as dunas de areia dourada, que estão em constante mudança, devido a ação do vento.

 

Fonte: www.disneybabble.com.br