Kinect pode equipar carros em breve

O Kinect, sistema de interação por gestos da Microsoft, deve aparecer em breve nos automóveis.

A Microsoft contratou, dias atrás, um especialista para pensar e desenvolver aplicações para levar o Kinect aos carros. A estratégia não é à toa. Montadoras como BMW e Mercedes trabalham ativamente para criar sistemas que permitam interação entre máquina e motorista.

Se a Microsoft conseguir montar e apresentar algo nos próximos meses, ela dará um passo importante para se estabelecer no setor automotivo. As montadoras certamente serão atraídas e vão considerar, pelo menos, testar a tecnologia feita pelo time de Bill Gates. Há uma explicação para isso: a empresa é respeitada por suas soluções tecnológicas e o Kinect, por conta da sua inovação, já mostrou que pode ir além do mundo dos videogames.

O Kinect automotivo seria usado para várias funções: receber comandos de voz para ligar o motor, descer os vidros, informar condições de trânsito e meteorológicas, ativar o GPS, entre outras funções. Ele também aceitaria gestos para mover informações exibidas no para-brisa e, ainda, para identificar as pessoas no carro.

Na verdade, as aplicações são muitas, ainda mais quando se leva em conta que o Kinect tem integração nativa com muitos produtos da Microsoft, como o buscador e o mapas do Bing, o Hotmail, o Windows Phone, entre outras soluções. O motorista, então, poderia ter acesso aos dados do trabalho ainda durante o trânsito ou mesmo ter informações sobre um produto que deseja comprar, à noite, num passeio no shopping – e até verificar se um estabelecimento que deseja ir está aberto ou não.

O Kinect poderá aprender com o motorista. Ele saberá qual o estilo de música favorita, o caminho mais usado, as informações mais acessadas durante o percurso e oferecer essas coisas quando o dono sentar no carro. O bom é que a tecnologia fornecerá as informações sem a necessidade de comandos manuais – que atrapalham na direção e, às vezes, atá causam acidentes.

Fonte: Info online