Gentilezas no ritmo certo: a música no trânsito

Músicas calmas ajudam as pessoas a ficaram mais calmas e relaxadas no trânsito. Que tal essa dica para você se acalmar no trânsito do dia-a-dia?

 

Que a música mexe com os nossos sentimentos, todo mundo sabe. No trânsito, é a mesma coisa: uma composição calma deixa motoristas tranquilos, enquanto um som pesado estimula as pessoas, podendo deixá-las mais nervosas e tensas. Que tal apelar para melodias gentis com a nossa ajuda?

Se música erudita relaxa, a música popular prende menos a atenção. Uma pesquisa realizada na Inglaterra com motoristas revelou que 60% dos entrevistados se sentem influenciados pelas músicas que escutam enquanto dirigem. Já 15% reconheceram que as melodias agressivas, como um rock mais pesado, os levam a dirigir mais rápido.

Além da música, ouvir a transmissão de uma partida de futebol também pode comprometer a direção. A Universidade de Leicester, na Inglaterra, divulgou um estudo no qual aponta que 2 milhões de pessoas sofreram acidentes ou escaparam por pouco de um enquanto escutavam um jogo pelo rádio.

O pior momento, claro, costuma ser aquele em que há uma situação de risco – como o time adversário perto de marcar um gol ou um jogador importante prestes a ser expulso de campo. Nada estranho para quem é fanático por futebol.  Para os torcedores apaixonados, o ideal é evitar ouvir o jogo do time do coração enquanto dirige. Mas, o mais importante mesmo, é lembrar que, a partir do momento que se assume a direção de um veículo, a sintonia deve ser na direção segura, na precaução, no respeito e na segurança.

Que tal conferir uma sugestão de playlist preparada pelo Trânsito+gentil pra você ouvir.

Internacionais: 

 

Red Hot Chili Peppers – Under The Bridge

The Police – Every Breath You take

Blind Melon – No Rain

Ben Harper – Diamonds On the Inside

Donavon Frankenreiter – Free

Jack Johnson – Upside Down

Air – Playground Love

The Eagles – Hotel California

Jason Mraz – I Won’t Give Up

Feist – I Feel It All

 

Fonte: Trânsito Mais Gentil

Nacionais: 

Djavan – Se

Nando Reis – Pra você guardei o amor

Marisa Monte – Ainda bem

Roberta Sá e Chico Buarque – Mambembe

Tom Jobim – Chega De Saudade

Marcelo Jeneci – Felicidade

Legião Urbana – Vento no Litoral

Claudinho e Buchecha – Fico Assim sem Você

Vanessa da Mata – Boa sorte/Amado

Maria Gadu – Quando fui chuva