Fundação CEU realizará evento gratuito “Páscoa Cultural” para crianças em Brotas (SP) no dia 04 de abril

cemei

A programação conta com apresentações de cinema em 180º, diversas oficinas educativas e lúdicas, além de distribuição de brindes para os pequenos

A Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), o maior e mais moderno centro de Astronomia da América Latina, abrirá os portões para receber crianças em Brotas (SP) para um evento gratuito que será realizado em 04 de abril, no sábado que antecede o domingo de Páscoa. “Com este evento, pretendemos dar continuidade ao nosso projeto de sociabilização e inclusão das crianças ao maravilhoso mundo da Ciência”, comenta Antônio Rabello, Presidente da Fundação.

Com vagas limitadas para 140 crianças, os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente pelo telefone (14) 3653-4466. As atividades terão início às 10h e término às 16h. A programação conta com oficina sobre Relógio do Sol, na qual as crianças aprenderão a construir um relógio deste tipo; apresentação multimídia “Gravidade Zero”, que retrata a exploração espacial, desde a invenção do foguete até a exploração de Marte; oficina de rochas, realizada na caverna geológica da Fundação CEU, e apresentação de dois filmes (Palco Celeste e Endereço Espacial) no Domo Ciência, um cinema itinerante com projeção em 180º e alta definição.

“As apresentações do Domo Ciência são interativas, lúdicas: os participantes são acomodados dentro do domo inflável sentados em cadeiras ou até mesmo deitados, de modo que possam acompanhar as projeções como se estivessem observando o céu”, explica Rabello. Ao iniciar o filme, as crianças ficam com a sensação de que estão participando dele, tanto assim que é comum elas erguerem os braços para tentar tocar os personagens.

Esta imersão garante que a criançada compreenda e absorva o tema do filme, além de despertar ainda mais o interesse e o prazer pelo conhecimento científico.No que se refere à qualidade do conteúdo educacional, os filmes produzidos pela Fundação CEU já receberam diversos prêmios internacionais, sendo que a fundação participou como representante de toda a América Latina, pois é a única entidade latino-americana que produz conteúdo para projeções em domo 180º.

Em 2013, o filme Micromonstros foi classificado entre as 10 melhores produções no JenaFullDome Festival, um dos eventos mundiais mais importantes do segmento, realizado na cidade de Jena, Alemanha. Em 2014, o filme Sopro da Vida foi selecionado entre os 10 melhores tanto no JenaFullDome Festival, quanto no MacaoFullDome Festival, realizado na China. Vale ressaltar ainda que nestes eventos a classificação não é realizada por ordem de importância, mas sim os dez melhores do mundo.

Por ser um projeto itinerante, atualmente, o Domo Ciência tem sido requisitado por diversas escolas em todo o Brasil, devido à capacidade de ajudar os alunos a absorver de forma duradoura as disciplinas trabalhadas pelos professores em sala de aula. “Sem dúvida, a utilização do projeto Domo Ciência como apoio didático nas escolas representa um avanço em nosso sistema educacional e, consequentemente, na formação sólida das nossas crianças e jovens”, finaliza Rabello.

Para mais informações sobre a Fundação CEU ou sobre como requisitar apresentações do projeto Domo Ciência, acesse www.fundacaoceu.org.br ou ligue (11) 3812-2112 / (14) 3653-4466.

cinema

 

Sobre a Fundação CEU

Idealizada por Antônio Augusto Rabello, a Fundação CEU iniciou as atividades em 2001, na Estância Turística de Brotas, interior de São Paulo, com objetivo de divulgar as diversas áreas da ciência, tais como astronomia, astronáutica, geologia, biologia, meio ambiente, entre outras.

Com viés educacional, a infraestrutura da sede da Fundação CEU, bem como a equipe de profissionais, é voltada para a elaboração e execução de projetos pedagógicos, sempre focados em experiências vivenciais, interativas e lúdicas, as quais servem tanto de apoio para melhor compreensão dos conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula, quanto para agregar ainda mais conhecimento aos alunos.

No que diz respeito à infraestrutura, a Fundação CEU conta com um grande observatório, equipado com telescópios de última geração, sendo um deles o Meade de 14 polegadas, que oferece a oportunidade de observar planetas a milhões de anos luz da terra; anfiteatro para apresentações multimídias; sala de projeção cine-dome (planetário digital); caverna cenográfica, com efeitos especiais para que os visitantes explorem rochas e fósseis de forma vivencial.

Também está disponível o geo-show: um grande painel interativo, a céu aberto, que utiliza efeitos especiais para que os visitantes compreendam geologicamente a formação da terra desde o período pré-cambriano até o quaternário; base de lançamentos Marcos Pontes, com torre de lançamento de foguetes; replica do esqueleto de um Alossauro, com aproximadamente 5 metros de altura; replica do Stonehenge: o monumento mais famoso e importante para a astronomia, e muito mais. 

Fonte: WR Comunicação