Férias: cuidados com a segurança do cartão de crédito

SÃO PAULO – Durante as férias, as famílias intensificam o uso do cartão de crédito devido à praticidade e o menor risco de andar com o dinheiro no bolso ou cartão da conta do banco.

Para aqueles que preferem usar o cartão de crédito nas viagens devem ficar atentos para algumas recomendações. Segundo o CPP, empresa especializada em serviços de marketing, antes de viajar o consumidor precisa verificar com a operadora se está tudo certo com o cartão. Verifique o limite, se possui algum tipo de seguro e, em casos de viagem internacional, pergunte o se o cartão está desbloqueado para compras fora do país.

Lembre-se também de fazer seus pagamentos com calma, para evitar riscos de esquecer ou perder o cartão após a compra.

 

 

Mais cuidados

As mulheres são as maiores vítimas de roubos em lojas, supermercados e centros comerciais, portanto, mantenha o cartão sempre em segurança em lugares de difícil acesso.

Enquanto as mulheres são as maiores vítimas de roubos, os homens os mais desatentos e, por isso, mais propensos a perder o cartão. Para eles, a dica é fazer os pagamentos com atenção e guardar o cartão imediatamente após o pagamento.

É importante que as pessoas não deixem a carteira nem o celular à vista em locais públicos.

Em caixas eletrônicos, mantenha mão cobrindo o teclado quando digitar senha e, se achar que alguém anotou a senha, altere imediatamente. Se observar algo anormal ou sinais de alterações no caixa eletrônico, não utilize-o e denuncie a situação a polícia.

Cuidado com as compras on-line, certifique-se de que o site é seguro e ao terminar realize o logout corretamente.

Ao notar a falta do cartão, ligue para operadora e faça a o bloqueio do serviço. Isso evitará possíveis compras indesejadas na próxima fatura.

 

Fonte: Infomoney