EUA: estudo projeta alta na venda de elétricos

Projeção é de 1,7 milhão de carros nas ruas em 2020

As vendas de automóveis elétricos devem explodir na segunda metade desta década, segundo um estudo realizado pela Pike Research. O levantamento estima que as vendas deste tipo de veículo devem chegar a 1 milhão de unidades por ano em 2017 e 1,7 milhão de carros por volta de 2020.

Nos Estados Unidos, a projeção é que 410 mil veículos elétricos do tipo plug-in sejam comercializados no período entre 2011 e 2015, sendo que este número deve subir para 1 milhão de unidades em 2018. O estudo incluiu tanto veículos elétricos movidos a bateria quanto os híbridos do tipo plug-in.

“Não haverá uma quantidade tão grande de veículos elétricos rodando pelas estradas até 2015, ao contrário do que imaginávamos. Em contrapartida, as montadoras já estão entendendo como este segmento funciona e preparando lançamentos mais adequados à nossa realidade. A indústria crescerá rapidamente e este ainda é um mercado bastante viável, que crescerá bastante nos próximos anos”, afirmou o diretor da Pike Research, John Gartner.

Apesar da projeção, o governo de Barack Obama estima que 1 milhão de veículos elétricos estarão rodando pelas ruas norte-americanas em 2015. A confiança é tamanha que as autoridades incentivaram as montadoras de automóveis a aumentarem a produção de veículos elétricos nos últimos anos.

Fonte: Quatro Rodas