Espaço Empreendedor atrai pequenas e médias empresas

Ciente de que as pequenas e médias empresas (MPEs) são peças fundamentais para o crescimento do país, a ABAV – A Feira de Turismo das Américas abriu um espaço voltado para esse público, que, segundo dados do IBGE, representa 20% do PIB nacional, constitui 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no país e é responsável por 60% dos 94 milhões de empregos no Brasil.

“Uma ABAV para todos” é o slogan que conceitua o inédito Espaço Empreendedor, nos pavilhões 3 e 4, na ABAV 2012. O objetivo da inovação é atrair pequenos empresários do setor com preços competitivos e espaços diferenciados para que, além de exporem seus produtos e serviços, também possam participar das rodadas de negócios. Os estandes dessa área têm tamanho entre 9 e 16 m² e são entregues prontos para o uso com montagem padrão, o que resulta numa facilidade para quem possui pouco budget, mas não abre mão de participar da maior feira de turismo da América Latina.

Sobre a Feira:

ABAV lança 40ª edição da Feira de Turismo das Américas

Evento traz mudanças e inovações com o objetivo de oferecer oportunidades de negócios para todos os elos da cadeia turística

Oferecer um espaço prioritariamente voltado para a comercialização de produtos e serviços, prospecção e conclusão de novos negócios. Baseada nesse conceito, a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional dá o pontapé inicial para aquele que é o maior e mais importante evento do setor. ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que comemora a sua 40ª edição em 2012, será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, das 11h às 18h, no Riocentro, Rio de Janeiro. Reunirá, além de agentes de viagens e operadores turísticos com poder de decisão, compradores de corporações (hosted buyers) provenientes do Brasil e do exterior.

Repleta de novidades, a primeira mudança foi substituir a organizadora do evento. A nova empresa, também promotora do encontro, a Promo Inteligência Turística, dirigida por Gisele Lima, reúne larga experiência em marketing turístico e inteligência comercial, com capacidade de empreender, planejar, criar e executar ações com eficiência, eficácia e inovação. Com experiências adquiridas no planejamento, implantação e gestão de eventos no mercado internacional, a Promo foi responsável pelo 6° Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.

Na prática, com área total de 40 mil m² e a ampliação dos espaços dedicados à feira, a ABAV comemora 15% a mais de vendas dos espaços de exposição em relação a igual período do ano passado, com 40% de reservas efetuadas, contemplando a participação dos diferentes elos da cadeia do setor, entre eles agências de viagens, operadoras de turismo, consolidadoras, companhias aéreas, empresas de cartão de assistência, locadoras de veículos, transportadores rodoviários, hotelaria, resorts, parques temáticos, centros de eventos, cruzeiros marítimos, convention & visitors bureaux, associações, entidades de classe e segmentos especializados, consultorias e equipamentos turísticos em geral.

“Todas as metas estabelecidas estão sendo superadas”, resume Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, referindo-se ao desempenho comercial alcançado pela 40ª edição da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que, em grande parte, é atribuído ao conjunto das inovações e à credibilidade do evento.

Outra mudança importante é o layout repaginado. A planta do evento conta com três pavilhões interligados. O Pavilhão 2 receberá a Vila do Saber, Congresso ABAV, Rodadas de Negócios, Sala para Coletiva de Imprensa e Secretaria. O Pavilhão 3 será palco para o lançamento do Espaço Corporativo, com apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e presença de expositores do Brasil, América Latina e Caribe. O Pavilhão 4 reunirá mais empresas expositoras, entidades e representantes da Europa, dos Estados Unidos, África e Ásia, além de fornecedores de soluções desenvolvidas com foco no setor, das áreas de financiamento e tecnologia.

“Nesta próxima edição não haverá nenhum pavilhão institucional específico e os estandes comerciais, entre eles as companhias aéreas, hotéis e empresas de cartão de assistência, estarão localizados nos pavilhões 3 e 4, incluindo o Espaço Braztoa”, reitera o presidente da ABAV Nacional. O Pavilhão 3, segundo a entidade realizadora do evento, está com 60% de seus estandes reservados, sendo que 55% deles escolheram áreas maiores do que em 2011, o que resulta no aumento de 30% no tamanho médio dos estandes.

De acordo com a diretoria da ABAV, todas as mudanças e inovações estão focadas no desenvolvimento de novos negócios para quem frequenta a feira e, por isso, a entidade convidará compradores corporativos (hosted byers) e cada um deles realizará reuniões previamente agendadas durante o evento. As novidades e mudanças da edição incluem o Espaço Corporativo, Rodada de Negócios, Caravanas de Agências de Viagens, Espaço Empreendedor, Aldeia dos Sabores e Vila do Saber. Confira a seguir

Espaço Corporativo

Fica no pavilhão 3 e conta com área de – checar metragem com Jerusa², com lobby de 500 m², contornado por cerca de 40 convention & visitors bureaux de destinos nacionais e internacionais, alocados em table tops. O local servirá de ponto de apoio aos 800 hosted buyers convidados do Brasil, da América Latina, América do Norte e Europa.

Todos os hosted buyers, incluindo compradores corporativos de empresas globais sediadas no Brasil e exterior, com destaque para a América do Sul, partirão do Espaço Corporativo para visitar a feira, com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

“A iniciativa inovadora compreende a ativação do segmento Meetings, Incentives, Congresses & Exhibitions (MICE), que registra significativo incremento na promoção de fóruns, congressos, convenções, viagens de incentivo, entre outros eventos corporativos”, afirma o vice-presidente da ABAV Nacional e presidente da Abracorp, Edmar Bull.

Rodada de Negócios

As salas que receberão as rodadas de negócios nacionais e internacionais ficarão instaladas no pavilhão 2, juntamente com as atividades do Congresso ABAV. As reuniões serão realizadas mediante reserva antecipada do espaço.

O local será equipado com toda a infraestrutura necessária para reunir expositores e visitantes interessados em fechar acordos comerciais vantajosos e terá horário não coincidente com a programação da feira. A nova formatação aprimora a pioneira iniciativa da ABAV, do Brasil Today Destination, iniciada em 2003 e que contou com a participação de operadores nacionais de receptivo das várias regiões do Brasil e compradores internacionais de 16 países (Europa e América Latina).

Caravanas de Agências de Viagens

A presença dos agentes de viagens será estimulada pela ABAV Nacional, por meio de parcerias com as ABAVs Estaduais e do Distrito Federal. O objetivo da entidade é que as associadas tenham oportunidade de visitar a feira e participar das atividades do Congresso. As agências de viagens não associadas também serão motivadas a marcar presença no evento, com a possibilidade de se inscreverem nas caravanas, porém passarão por critérios de qualificação que levarão em conta volume de negócios gerados e localização geográfica.

Além desse investimento, a associação fechou acordo com algumas entidades internacionais do setor turístico e com companhias aéreas, que se comprometeram a realizar o transporte de agentes de viagens e operadores turísticos, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Espaço Empreendedor

“Uma ABAV para todos”. Esse é o slogan que conceitua o Espaço Empreendedor, nos pavilhões 3 e 4, que atrairá pequenos empresários do setor com preços competitivos e espaços diferenciados para que, além de exporem seus produtos e serviços, também possam participar das rodadas de negócios. Os estandes dessa área têm tamanho entre 9 e 16 m², e são entregues prontos para o uso com montagem padrão.

Aldeia dos Sabores

ABAV – A Feira de Turismo das Américas conta com uma novidade para os destinos que têm a gastronomia como atrativo para movimentar o turismo local, nos pavilhões 3 e 4. Os espaços inovadores serão chamados Aldeia dos Sabores e ficarão sob a responsabilidade de representantes dos roteiros que desejam comercializar ou oferecer gratuitamente comidas típicas da sua gastronomia aos participantes. Os interessados também podem patrocinar a ida de chefs, contando com estrutura completa para a gestão do espaço.

A proposta surgiu a partir de uma série de solicitações dos visitantes e expositores da feira, em pesquisa realizada no ano passado, gerando oportunidade para promoção do turismo gastronômico e elevando ainda a qualidade e variedade dos alimentos servidos nas praças de alimentação.

Vila do Saber

Composta por seis salas de treinamento com capacidade para 50 pessoas cada, no pavilhão 2, a Vila do Saber poderá ser usada pelos expositores. Com isso, será possível agendar apresentações para grupos previamente inscritos, com o objetivo de aproveitar o evento para abrir novos canais de distribuição ou apresentar peculiaridades de algum destino, entre outras promoções. Os interessados em assistir as apresentações, de 30 minutos, precisam se inscrever no site da feira e preencher uma ficha com o seu perfil, a descrição de seus objetivos, necessidades e expectativas.

Acordo com ITB Berlim

ABAV – A Feira de Turismo das Américas acaba de fechar acordo de cooperação com a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim. A parceria, firmada durante a 46ª edição ITB Berlim, que contou com a participação de expositores de 187 países, já garante trazer para a 40ª ABAV um seminário internacional do ativo segmento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), formado por um perfil de consumidor que gasta mais que o heterossexual e é fiel às suas marcas. Além disso, as próximas edições do evento brasileiro prevê ampliar a área de exposição para acolher novos expositores da ITB Berlim, já a partir de 2013.

Participação da US Travel – PAVILHAO ESTADOS UNIDOS

Também está confirmada para o encontro a presença das associadas à US Travel, empresa responsável pela participação dos Estados Unidos em todas as feiras de turismo internacionais. Para 2012, a previsão é de aumento da área dos EUA em 50% em relação a 2011.

Maiores inforamações: http://feiradasamericas.com.br/