Empresas trocam avião por aluguel de carros

Viagem com veículo alugado é até 64% mais econômica que bilhete aéreo

Com a recente alta no custo das passagens de avião e a economia em ritmo reduzido, o mercado de aviação brasileiro encolheu no primeiro semestre de 2013. Segundo pesquisa da Iata (Associação Internacional de Tráfego Aéreo), o número de passageiros domésticos caiu 0,6% no período. Por outro lado, as empresas de aluguel de carros têm percebido um aumento na demanda de viajantes de negócios. Além da redução de custos com passagens, a locação de veículos evita despesas com táxi, é mais pontual, alcança cidades sem infraestrutura aeroportuária e pode servir a mais de uma pessoa.

Infográfico para download

Metodologia da pesquisa: Os dados foram coletados em 24/09/13, simulando uma viagem entre os dias 01/10 e 02/10. As passagens aéreas se referem à categoria básica da companhia TAM, com relação aos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Afonso Pena (Curitiba), Salgado Filho (Porto Alegre), Hercílio Luz (Florianópolis), Guararapes (Recife), Augusto Severo (Natal), Tancredo Neves (Belo Horizonte) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Para calcular o custo da viagem de carro, o valor do aluguel do veículo foi disponibilizado pela empresa Alugue Brasil (www.aluguebrasil.com.br). Foi considerado o valor de duas diárias de um carro econômico 1.0, cujo consumo de combustível é aproximadamente 15 km/l. O valor da gasolina usado para o cálculo foi de R$ 2,60. Pedágios incluídos.

 

 

A economia com viagens de carro, comparada com de avião, variaram de 15% a 64% para quatro trechos analisados no comparativo. No caso do percurso de Recife a Natal, por exemplo, a passagem aérea custa R$ 669,14, enquanto que com um automóvel alugado, o valor gasto seria de R$ 241,15. Ambos os valores contemplam ida e volta. Veja o infográfico.

 

“Com a alta das passagens aéreas, percebemos um aumento de 21% na demanda de contratos corporativos nos últimos três meses. Trata-se de grandes empresas e empreendedores se adaptando a orçamentos mais enxutos, e em busca de rentabilidade para seus negócios” diz Marcus Bortolloto, diretor financeiro da rede Alugue Brasil (www.aluguebrasil.com.br), que atua no segmento de aluguel de veículos.

 

“Acreditamos que a substituição de avião por viagens com veículos alugados seja um prenúncio do que acontecerá em 2014, quando a Copa do Mundo deverá botar mais pressão sobre capacidade e preços do setor aéreo no Brasil” conclui Bortolloto.

 

Fontes:

Sobre a Alugue Brasil:
É uma rede de aluguel de veículos, fundada em 2005 por um grupo de empresários. Atende ao consumidor e empresas, através de contratos mensais para gerenciamento de frotas. Oferece serviços de simulação de tarifas e reservas online. Está presente em 34 cidades em todo o Brasil.www.aluguebrasil.com.br / Telefone: 0800-775-9668.

 

Sobre a Press Works:
É uma Assessoria de Imprensa especializada em soluções de comunicação para Pequenas Empresas, Startups e Profissionais Liberais. A Press Works nasceu com o objetivo de dar visibilidade às companhias e pessoas com ideias e negócios inovadores. http://www.pressworks.com.br.