Dicas para viajantes: Vai com crianças?

Pensando em um tema para participar da coluna Crianças a bordo do Blog Voe GOL, me deparei mais uma vez com um caso de um casal que quase deixou de voar com o filho por causa dos documentos necessários! Seria bem mais fácil e agradável falar de algum roteiro especifico com crianças, mas tudo vai por água abaixo se o essencial não for feito na hora da viagem. Por isso, acho importante insistir sobre quais os documentos necessários para uma criança viajar:

Para voar com um pimpolho dentro do país, é importante ter a Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Passaporte Nacional, mesmo viajando em companhia dos pais! É aqui que muitas famílias encontram o primeiro empecilho, pois muitas só andam com a cópia da certidão de nascimento e esquecem que as companhias aéreas não são autorizadas a aceitar xerox! Para voos internacionais,  é necessário levar o RG emitido pela Secretaria de Segurança Pública (se o País de destino o permitir) ou Passaporte Válido – Certidão de Nascimento não é considerado documento de viagem internacional

E não adianta espernear, gritar, ameaçar os funcionários da companhia, trata-se de uma regra para a segurança da sua criança, inclusive! Imagine tentarem embarcar com ela com documentos falsos e cópias se passando por originais!

Por isso, não hesite: a primeira coisa a colocar na mala de mão são os documentos originais e uma eventual autorização judicial, se necessária. É o caso se a sua criança for viajar com alguma família amiga: em viagens aéreas domésticas, a criança menor de 12 anos só viaja com uma autorização judicial – pode ser solicitada no Posto de Juizado de menores, num fórum ou cartório – se não estiver acompanhada de parentes maiores de 18 anos, de até 3º grau, comprovados por documento.

Para outros países, se a criança não for viajar com os dois pais, vocês precisam da autorização de viagem, assinada e com firma reconhecida do pai ou mãe que não for viajar.  Façam essa autorização em dois exemplares, junto com a cópia do passaporte da criança, um para vocês e outro que ficará com a Polícia Federal. Caso esteja acompanhada dos pais, não se esqueçam que é necessário e apresentar Autorização para Viagem para o Exterior.

E lembrem-se que a criança deve estar presente na solicitação do passaporte, mas também na entrega dele, junto com a sua certidão de nascimento.

São alguns detalhes e parece difícil, mas não é. São regras feitas para protegerem os menores e não dificultar a nossa vida. Lembrem-se, não deixem esses detalhes estragarem o inicio das férias da família. E uma boa notícia, é que se a sua criança tiver mais de 2 anos, ela tem direito a cartão de milhagem! Da mesma forma que esquecemos dos documentos necessários, esquecemos também de alguns benefícios bacanas!

Façam uma boa viagem!

Sut-Mie Guibert é editora do blog Viajando com Pimpolhos, apaixonada por viagens e mãe da Clara, 3 anos.

 

Fonte: Blog da Gol