Dicas para uma boa convivência no trânsito

Inova-trânsito

 

O trânsito das grandes cidades costuma ser um problema no que diz respeito a agilidade e segurança. Isso acontece um pouco pela infraestrutura de grande parte das estradas, mas também envolve o comportamento inadequado das pessoas nesse sentido – a ausência de empatia.
Sendo assim, resolvemos trazer algumas dicas de boas maneiras em prol de viagens tranquilas e estradas cada vez mais seguras.

Vamos lá!

Dica número 1: você passará por congestionamentos, mas é importante saber lidar.

Essa é uma situação comum, principalmente em grandes centros urbanos como Florianópolis, por exemplo, que costuma acolher milhares de turistas durante todo o ano.
Apesar de ser um acontecimento inevitável, existem alternativas que podem contribuir para que tudo fique bem.
Se você conhece a região, pense em rotas alternativas que podem ajudar a fugir do congestionamento ou saia mais cedo de casa, principalmente em dias chuvosos.
O GPS também é um forte aliado em dias de congestionamento, pois guiará você para possíveis desvios.
Agora, se nenhuma dessas alternativas é possível, respire fundo, relaxe e não perca a atenção dos veículos ao seu redor.

Dica número 2: utilize a seta.

Pode parecer banal, mas a seta é uma ferramenta fundamental para a segurança no trânsito. É comum que ocorram acidentes pela ausência de sinalização e você não precisa fazer parte dessa estatística.
Vai virar? Use a seta!

Dica número 3: Seu carro estragou na estrada? Sinalize corretamente!

Quantos vezes você já passou por um episódio inesperado no trânsito? Pane elétrica, um pneu furado ou ainda problemas no motor que obrigue você a parar em uma via de movimento intenso. Nunca aconteceu? Que bom! Mas veja como lidar em caso de imprevisto: O primeiro passo é ligar o pisca-alerta. A seguir, pegue o triângulo ou cone e posicione corretamente, minimizando o risco de colisão. A distância mínima de segurança deve variar conforme o limite de velocidade da via. Se houver seguro, acione-o, caso contrário ligue para o guincho e procure um mecânico de confiança.
Atenção: antes de viajar, leve seu veículo para a revisão.

Dica número 4: gentileza gera gentileza!

Uma das melhores formas de mudar o comportamento das pessoas no trânsito é sendo gentil com elas. Mesmo não recebendo a gentileza de volta naquele momento, faça a sua parte.
Pedestres têm preferência no trânsito. Então, dê o exemplo e contribua para um trânsito mais seguro. Não se esqueça de tomar cuidado com ciclistas, pois assim como os pedestres, possuem grande fragilidade em comparação a outros veículos.

Paz na estrada!

Gostou das dicas? A Inova se preocupa com o seu bem-estar na estrada e busca orientar você para que sua experiência seja a melhor possível.

Fonte: Inova Aluguel de Carros