Dicas para um trânsito mais tranquilo

De Diário do Nordeste

Cartilha da Gentileza orienta sobre como se portar ao volante, além de dar conselhos também aos pedestres

Dar passagem a pedestres, não fechar cruzamentos e estacionar em locais apropriados são ações simples e corretas que demonstram, além da obediência às regras do Código de Trânsito Brasileiro, a cortesia de um motorista para com transeuntes, ciclistas e outros condutores. Mas, até que se chegue a um cenário ideal de comportamento, são necessárias algumas mudanças de hábitos e a adoção de atitudes conscientes. Para ajudar nessa difícil tarefa, a campanha “Trânsito Gentil – Fortaleza rima com gentileza” traz aos motoristas uma nova ferramenta com dicas, informações e ensinamentos a serem aplicados no dia a dia.

Com o apoio do Sistema Verdes Mares, um hotsite especialmente criado para a campanha foi elaborado no intuito de conscientizar os internautas sobre a importância de uma mudança de conduta em prol de um trânsito mais tranquilo. Nele, é possível encontrar vídeos, notícias, imagens com mensagens educativas para compartilhamento nas redes sociais e cartilhas, dentre elas a Cartilha da Gentileza, que traz conselhos sobre como se portar ao volante.

Dentre as sugestões de como praticar a gentileza, estão evitar a utilização de buzinas, não reagir a provocações nem xingar outros motoristas, manter distância do carro da frente e ceder a passagem a outros veículos.

Mas a responsabilidade não é toda dos condutores. A cartilha também traz conselhos aos pedestres, que podem ser mais gentis ajudando idosos a atravessar a rua, olhando sempre para os dois lados antes de cruzar uma avenida e fazer contato visual com os motoristas antes de atravessar. Aos ciclistas e motociclistas, é recomendado não fazer manobras arriscadas, não entrar com velocidade em cruzamentos, esquinas e saídas de garagem, além de evitar conflitos com condutores de carros.

 

Quiz

O hotsite também conta com um quiz, o qual permite aos internautas descobrirem que tipo de condutores são, após responder às perguntas sobre conduta no trânsito e respeito às normas. De acordo com as respostas, os resultados podem ser gentil, instável, nervoso, entre outros.

De acordo com Arcelino Lima, chefe do núcleo de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC), ser mais educado ao volante é a maneira mais eficaz de se prevenir contra acidentes e garantir mais segurança no trânsito. “A maioria dos acidentes são causados pela imprudência do motorista que desrespeita a sinalização. A partir do momento em que há mais gentileza, a segurança viária tende a aumentar”, destaca.

Ele ressalta a necessidade do motorista de conhecer os trajetos que faz todos os dias, para evitar imprevistos e, assim, não acarretar impaciência ou raiva durante o percurso. “Dessa forma, você consegue se programar melhor e sair com antecedência. Isso está diretamente relacionado à gentileza, pois a pressa ocasiona, muitas vezes, falta de educação”, afirma Lima.

 

Endereço do hotsite: http://hotsite.verdesmares.com.br/gentileza/

 

Fonte: Portal do Trânsito