Dicas para organizar a sua Viagem pela Europa

Organizar uma Viagem pela Europa por conta própria depende de diversos fatores, como a definição de que estilo de viagem você pretende fazer. Algo mais econômico como um mochilão, uma viagem família que prioriza conforto e boa hospedagem ou um meio termo entre essas opções?

Essa, na minha opinião, é uma das primeiras perguntas que você deve fazer a si mesmo, pois a resposta irá nortear todas as suas escolhas e planejamento da Viagem pela Europa. Decidiu viajar sozinho? Olha aqui algumas dicas que escrevi depois de viajar sozinha por Amsterdam.

como planejar viagem a europa

Ok, agora é hora de prestar atenção em alguns passos importantes!

1-Checar Passaporte e Vistos: Para viajar para e pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses.

Se você for viajar e a data de expiração de seu passaporte estiver para vencer dentro do período de sua viagem, o ideal é solicitar a renovação, pois alguns países podem encrencar e não aceitar o documento quando vêem que está próximo do vencimento.

Em relação a vistos, uma grande parte dos países da Europa faz parte da Área Schengen, um acordo que permite livre circulação, sem a necessidade de visto, para e entre esses países num período de até 90 dias destinado a turismo. Os 25 países pertencentes a área Schengen são: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Hungria,Alemanha, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Latvia, Lithuania, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovakia,Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça. Embora alguns países como a Croácia não estejam nessa lista, o período permitido para turismo é o mesmo de 90 dias, mas em todo caso o ideal é checar com o consulado de cada pais.

Outro documento que recomendo checar é o Certificado Internacional da Vacina Amarela. Teoricamente a Europa nao exige esse documento, mas me lembro que quando fui viajar para aTurquia alguns sites diziam que precisava, outros diziam que nao. Na dúvida tomei a vacina e durante 10 anos não preciso ficar pensando que país exige ou não o documento que està sempre comigo.
2-Contratar um Seguro Viagem: ao viajar para o exterior é sempre recomendado adquirir um Seguro Viagem que pode minimizar os impactos financeiros caso seja necessário cancelar uma viagem já planejada, interrompê-la ou adiá-la, além é claro da cobertura de despesas médicas e possíveis emergências, conforme expliquei aqui nesse post, uma das exigências dos países da Área Schengen é o Seguro Saúde!

Um Seguro Viagem também pode te auxiliar com problemas relacionados à perda ou extravio de bagagem.
Nós aqui do Blog indicamos o Mondial SegurosClique aqui e saiba mais.

Ao adquirir o seu Seguro Viagem cheque todas as informações e o tipo de cobertura. Leia as informações básicas para entrar em contato com o seguro antes de embarcar, pois caso necessite ativá-lo já saberá o procedimento a realizar, economizando tempo.

3-Definir quanto deseja gastar: Você precisa ter uma média de quanto dinheiro pode gastar. Em relação a passagem aérea e seguro viagem, você pode pagar no cartão de credito, mas planeje-se para saber quanto dinheiro em especie terá para os gastos durante a viagem. Como hoje em dia ninguém vive sem o smartphone uma boa ideia é baixar aplicativos que auxiliam nessa tarefa de planejar e controlar os gastos na viagem como o Expensify, Travel Budget e o Travel Pocket.

Escrevi esses dias um texto que fala que é possível viajar bastante e de forma econômica. Dê uma olhada aqui e se inspire!

4-Montar o Roteiro: O itinerário de uma viagem pela Europa é o que causa mais dúvidas, afinal são muitas as opções! Bom, em primeiro lugar defina quanto tempo terá para a viagem, 10,15,20, 30 dias? Eu indico montar uma planilha no Excel, que ajuda a facilitar bastante o planejamento da viagem ou entao você pode baixar aplicativos como o MyTrip, Tripit, Plnnr e o Tripomatic diretamente em seu smartphone.

dicas planejar viagem a europa

Defina os países e as cidades que pretende visitar e quantos dicas pretende ficar em cada uma delas. Para isso, pesquise bastante sobre os locais que pretende ir. Os Blogs de viagem são excelentes e ótimos aliados nesse momento, pois você vai conseguir saber se deve ficar apenas um dia em tal cidade ou se ela merece mais tempo devido a todas as atrações turísticas que pretende visitar.

O que ando utilizando bastante é o Instagram! Coloco a hashtag da cidade que pretendo visitar e vejo fotos aleatórias de pessoas que já estiveram por lá, assim consigo inspiração de lugares a visitar. Outra Rede Social que também tem me inspirado bastante e tem feito minha lista de destinos a visitar crescer é o Trover. Lá as fotos são geolocalizadas e então ao pesquisar fotos de viagem de um determinado local você acaba vendo o que há pelos arredores!

E assim o roteiro vai se desenrolando. Aconselho dar uma olhada no mapa e verificar a logística entre cada local, porque assim talvez você consiga incluir no seu plano alguma cidade que não havia pensado antes. Por exemplo, eu, ao viajar para a Grécia, voei com conexão em Roma e então aproveitei para ficar por lá 4 dias, pois não conhecia a cidade e só depois fui para Atenas.

5-Escolher a hospedagem: Montado o Roteiro chegou a hora de escolher onde irà dormir! Seja para procurar hostels ou Hotéis eu indico o Booking.com, o qual sempre utilizo! Você pode usar a versão web ou baixar o aplicativo para o celular. Pode fazer filtro de valores que pretende pagar, ler resenhas de pessoas que já se hospedaram nos estabelecimentos e ver o que o local oferece a mais, como café da manha e estacionamento.Saiba mais aqui.

Aqui separei alguns links de Hoteis mais cotados no Booking.com nas principais cidades europeias:

Hoteis Populares e Recomendados em Amsterdam

Hoteis Populares e Recomendados em Barcelona

Hoteis Populares e Recomendados em Berlim

Hoteis Populares e Recomendados em Bruxelas

Hoteis Populares e Recomendados em Budapeste

Hoteis Populares e Recomendados em Estocolmo

Hoteis Populares e Recomendados em Florença

Hoteis Populares e Recomendados em Lisboa

Hoteis Populares e Recomendados em Londres

Hoteis Populares e Recomendados em Madrid

Hoteis Populares e Recomendados em Milao

Hoteis Populares e Recomendados em Paris

Hoteis Populares e Recomendados em Praga

Hoteis Populares e Recomendados em Roma

Hoteis Populares e Recomendados em Sao Pertesburgo

Hoteis Populares e Recomendados em Veneza

Hoteis Populares e Recomendados em Viena

Hoteis Populares e Recomendados em Zurique

Outras opções de apps para baixar no smartphone são o HostelWorld e o TripAdvisor.
Sempre leia as resenhas antes de reservar um hotel ou hostel! É muito importante saber a opiniao das outras pessoas e evitar cair em furadas.
Guarde em seu email todos os comprovantes de reserva de estadia!

dicas europa

Alguns outros fatos importantes para planejar uma viagem ao continente antigo são:

6- Pesquisar a Logística: Uma viagem pela Europa pode ser feita de diversas maneiras. Você pode escolher ou combinar diversas formas de transporte, dependendo do seu destino. No meu caso por exemplo, ao visitar a Grécia e a Croácia, optei por combinar voos, aluguel de carro e ferry boats. Agora que estou morando na Suíça ando utilizando muito o carro, ou às vezes até moto, para viajar a lugares próximos, pois as distâncias são curtas, as paisagens são estonteantes e acaba saindo bem em conta. Inclusive, escrevi um post com 6 motivos que você deveria considerar para viajar de carro pela Suìça Tudo o que você precisa saber para viajar pelo país.

Agora, uma excelente opção a ser considerada são os tickets de trem da EuRail, que permitem escolher vários destinos e utilizar o serviço de trem pela Europa dentro de um período específico de um mês ou mais. Certamente se a sua ideia é conhecer mais lugares em menos tempo é uma excelente escolha, até porque alguns dos trens são de alta velocidade e em outros é possível pernoitar, evitando assim pagar uma noite de estadia seja em hotel ou hostel. Acesse o site oficial em português para mais detalhes.

Em relação a voos, busque sempre com antecedência. Uma dica que funciona bem pra mim é utilizar o site Skyscanner que traz diversos valores de todas as companhias aéreas disponíveis no trecho que sejo e então vejo a melhor opção , entro no site da companhia aérea e compro por lá. Muitas vezes sai mais barato, pois não é necessário pagar taxas a um site terceiro.

RyanAir é bem famosa na Europa pelos baixos preços, vale à pena dar uma pesquisada!

Fique atento aos stopovers! Ao escolher um voo com múltiplos destinos, por exemplo saindo do Brasil, com conexão em Roma e direção a Atenas, eu pude ficar por alguns dias em Roma, e só depois embarcar para Atenas, não pagando nada a mais por isso. Faça diversas buscas e combinações e utilize alertas dos sites para receber no email quando um dos trechos pesquisados tiver diminuição de preço.

Baixe alguns aplicativos que podem ser úteis como o AllSubway HD que contém mapas de metrô de várias cidades do mundo.

7-Escolher a mala e cuidados com a Bagagem: Fique de olho na quantidade de bagagem permitida para o embarque. Normalmente em uma viagem pela Europa, em classe econômica, é possível despachar uma mala de 23kg e levar outra a bordo de 7 a 12kg. Se for viajar no verão fica mais tranquilo de estar dentro do peso afinal as roupas são mais leves. Agora se for viajar no inverno tem que tomar cuidado para não pagar taxas extras de bagagem. Existem algumas balanças caseiras que permitem pesar a mala evitando assim stress na fila de embarque.

Eu, na minha ultima viagem que fiz do Brasil a Europa, utilizei apenas uma mala pequena para 30 dias de viagem! Parece loucura, mas funcionou super bem pra mim, por vários motivos! Primeiro porque queria evitar o stress da mala ser extraviada já que possuía conexão no voo e iria ficar pouco tempo na primeira cidade. E segundo porque viajar leve é sempre mais legal, você sai do avião já com a sua mala e não precisa ficar na esteira esperando.

Agora se você acha que é impossível viajar com uma mala pequena e vai despachar, uma dica essencial é utilizar um lacre que proteja a sua mala contra o chamado golpe da cesárea, evitando assim que sua mala seja aberta e pertences de valor sejam roubados. Eu já usei e indico os lacres de segurança da SealBag.

Outro ponto é ver o que funciona melhor pra você. Se pretende utilizar mochilao, pesquise e compre um de boa qualidade que não sobrecarregue as suas costas e faça um teste antes para ver se consegue caminhar com ele. Eu por exemplo, acho super prático, mas até hoje não consegui me dar muito bem com algum mochilao que não me causasse dores nas costas. Nesse caso optei pelas malas de rodinha 360 graus que são super praticas também.

8-Aprender palavras básicas do Idioma: Embora na maioria dos países europeus mais visitados as pessoas falem inglês, há exceções como Paris, em que saber o básico do francês abre portas e ajuda ao buscar informações, pelo menos. O ideal é se planejar antes da viagem e aprender algumas palavras e frases básicas na língua do pais que vá visitar. Compre um pequeno dicionario ou utilize o famoso app Google Translate!

9-Se planejar com os horários de cada país: Cheque os horários dos países em que vai visitar: Basicamente a Europa apresenta três zonas de tempo diferentes:

Greenwich Mean Time (GMT) inclui a Grã Bretanha, Islândia , Irlanda e Portugal
Central European Time (CET) – GMT+1 hour – Áustria, Bélgica, Croácia, Republica Tcheca, Dinamarca,França, Alemanha, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha,Suécia e Suíça
Eastern European Time (EET) – GMT+2 hour – Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Latvia, Lithuania,Romênia, Turquia e Ucrânia..

O ideal é trocar o horário em seu relógio assim que desembarcar em cada país, evitando assim erros de planejamento.

9-Trocar Moeda: Os países que fazem parte da União Europeia utilizam o euro, mas alguns como a Croácia que foi adicionada recentemente à UE ainda usa sua antiga moeda chamada kuna. A Suíça é um exemplo de país que está fora da UE e a moeda utilizada é o franco suíço.

Cheque a moeda utilizada em cada país antes de viajar, para já se planejar e lembrar de trocar moeda.

Você pode baixar alguns após em seu smartphone para ajudar na conversão de moedas

10-Pesquisar sobre o Clima: É importante também se informar a respeito do clima de cada país na época que vai visità-lo assim pode organizar a mala e se antecipar a um inverno rigoroso por exemplo.

11-Nao esqueça dos Carregadores e Adaptores: Quer drama maior em pleno século XXI do que se ver sem um adaptador para conseguir carregar os seus gadgets como o telefone celular? Uma dica é comprar um adaptador universal que pode ser encontrado antes mesmo de embarcar, em lojas no aeroporto.
Cuidado também ao carregar produtos que não sejam bivolt pois a maioria dos países na Europa utiliza a voltagem de 220V. As exceções são a Grã Bretanha, Irlanda do Norte e Chipre que utilizam 240V.

11-Esteja ciente dos Feriados públicos: Cheque se na data em que vai viajar não é feriado público no país ou cidade específica, o que pode causar interferências em seus roteiros, já que as atrações turísticas de alguns países fecham nesses dias. Mas há também um lado positivo onde algum feriado e festa popular poderia acrescentar ao seu roteiro uma dose extra de cultura local.

12-Esteja atento e tome algumas Medidas de segurança: Em geral viajar pela Europa é bem seguro, mas é preciso estar atento a casos de “pickpocketing“ que é quando alguém rouba dinheiros ou objetos de valor de seus bolsos e bolsas sem que você perceba. Em alguns países como Paris é bem comum acontecer, em lugares muito lotados como estações de trem. Uma dica é carregar o dinheiro em mais de um lugar utilizando um “money belt`o qual você utiliza por baixo da roupa. Faça cópias por segurança de seu passaporte, cartões de credito e outros documentos e deixe em seu email para o caso de perda ou extravio, irà facilitar bastante o processo.

Pode parecer complicado, mas nao, organizar a sua viagem para a Europa é extremamente praeiroso e vai valer à pena cada minuto perdido! E você, o que achou das dicas? Acrescentaria algo?

 

Fonte: http://diarioradical.blog.br/europa/dicas-viagem-pela-europa/