Dicas Extras no Aluguel de Carro

Vou dar algumas dicas extras na hora do aluguel de um carro, seja no Brasil ou no exterior.
Jamais assine qualquer documento sem antes verificar se o carro alugado está ok, isto é, se não existem arranhões, se o tanque está cheio, se falta alguma peça, etc. Faça isso na frente do funcionário da locadora e relate imediatamente qualquer problema encontrado no carro para ele, isso evita que você tenha problema ou prejuízo depois.
Sempre que for possível, fuja das locadoras no aeroporto, que cobram uma taxa de serviço maior, do que se você alugar o carro na outra loja da mesma locadora, só que fica na cidade. No Brasil, em geral, a taxa no aeroporto é de 10% e na cidade é de 5%.
Faça sempre a sua reserva pela internet, no site oficial da locadora, onde as tarifas costumam ser melhores. Uma dica caso esteja pensando em alugar um carro melhor e mais caro é a seguinte. Faça 2 reservas pelo site, uma reserva para um carro mais simples e outra reserva para um carro melhor. Ao chegar na loja, mostre a reserva do carro mais simples e pergunte em quanto ficaria se você quisesse um upgrade de carro. Se o valor informado pelo atendente for menor do que o da reserva pela internet, esqueça estas 2 reservas e feche o aluguel pelo preço combinado na hora. Você pode até cancelar estas reservas da internet por telefone depois, quando você deixar a loja. Se o preço informado na loja for maior, use a reserva que você tinha feito pela internet. Atenção: só compensa fazer isso se você puder cancelar a(s) reserva(s) da internet sem ônus, por isso, leia as regras antes de reservar, do contrário, você ficará no prejuízo, porque a locadora vai descontar uma taxa no seu cartão de crédito usado na reserva.
A decisão de negociar um upgrade de veículo fica a cargo geralmente do funcionário da loja, por isso, se você está mesmo interessado em alugar um carro melhor, negocie diretamente com o vendedor da loja, pois, ele pode te fazer um preço bem abaixo da média do mercado, de acordo com a disponibilidade do veículo naquele momento. Porém, lembre-se que carros mais confortáveis e mais potentes podem consumir mais combustível, o que é um gasto a mais a ser considerado por você.
Você pode negociar melhor uma tarifa de locação se tentar alugar um carro logo após o fim da alta temporada de férias ou após um final de semana prolongado por causa do feriado. Isto porque para a locadora não é vantagem ficar com o pátio cheio de carros e nestes períodos, a demanda cai bastante, portanto, o(a) viajante atento(a) pode aproveitar para economizar bastante no valor final do aluguel ou quem sabe até ganhar um upgrade de carro.
Por incrível que pareça, o cliente que reclama de alguma coisa na locadora pode obter vantagens que um cliente que nunca reclama não tem. Evidentemente, você não vai sair por aí reclamando de tudo só por isso, porém, quando tiver um bom motivo para tal, não perca tempo e use do seu direito. Peça para falar com o gerente da empresa, afinal, atendente nunca tem autonomia para resolver nada mais sério. Converse de modo civilizado, sem ofender a pessoa, assim, a locadora pode te oferecer alguma compensação para ter você como cliente sempre, isto é, ela vai fazer de tudo para não te perder. Claro, isso não vai funcionar sempre, mas na maioria das vezes resolve.

Fonte: Turismo e Variedades