Cuidados redobrados ao dirigir à noite

rodovia_noite-300x200

Não dirigir cansado e manter itens de iluminação e de segurança em boas condições são essenciais para o piloto Nonô Figueiredo ao guiar o veículo à noite

 

Dirigir à noite merece atenção especial dos motoristas já que alguns fatores, como ofuscamento, falta de iluminação e fadiga, podem levá-los a dificuldades no trânsito e/ou acidentes. “Os proprietários de veículos devem sempre se ficar atentos com a manutenção preventiva, especialmente, dos itens que envolvem a segurança no trânsito”, afirma o piloto Nonô Figueiredo, da equipe Onze Motorsports, patrocinada pela Nakata no Campeonato Brasileiro de Marcas.

 

Segundo o piloto, para ter visibilidade de outros veículos, da faixa de rodagem e dos obstáculos no período noturno, um dos principais sistemas relacionados à segurança é o sistema de iluminação do automóvel que deve estar sempre em boas condições, com faróis limpos e regulados. Para não prejudicar a visibilidade, parabrisas e espelhos também devem estar isentos de sujeiras.

 

“Na hora da manutenção preventiva também é essencial verificar os amortecedores, parte do sistema de suspensão, pois quando desgastados comprometem a estabilidade em curvas, elevam a distância de frenagem e fazem o veículo em superfícies alagadas”, comenta.

 

Nonô alerta ainda sobre o cansaço do motorista ao dirigir à noite. “A sonolência torna mais lentos os reflexos, resultando em risco de acidentes”, ressalta.

 

Assista no YouTube a outras dicas da série “O Piloto Nonô Figueiredo” 

 

Sobre o piloto Nonô Figueiredo – Iniciou no kart, conquistando o campeonato brasileiro e o bicampeonato paulista. Foi bicampeão brasileiro de Fórmula Fiat, campeão brasileiro de Stock Car Light, vice-campeão inglês de Vectra Challenge, primeiro piloto a vencer no Superturismo Sul-americano, vice-campeão das 1000 milhas brasileiras e por três vezes saiu vitorioso na Stock Car V8.

 

Com ampla experiência internacional, Nonô obteve 14 vitórias na Fórmula Ford nos EUA, foi o melhor estreante da temporada na Fórmula 3 Italiana, obteve quatro conquistas no Superturismo Sul-americano e oito no Vectra Challenge inglês, além das 24 horas de Daytona e da participação na Porsche Supercup em Monza, na Itália.

 

Atualmente, participa do Campeonato Brasileiro de Marcas com a equipe Onze Motorsports patrocinada pela Nakata.

 

Sobre a Nakata:

 

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.

 

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa

Fonte: Portal do Trânsito