Conheça as dez cidades mais inspiradoras do mundo

miami
A Travel Bird, especialista em pacotes turísticos, lançou recentemente o ranking das cidades mais inspiradoras do mundo em 2016. Com oito critérios utilizados, dentre eles inovação e criatividade para permitir aos viajantes uma aventura inspiradora, as cidades foram também analisadas de acordo com o inverno e verão, possibilitando, também, uma equiparação sazonal entre as diferentes cidades nas duas principais estações do ano.

Para criar o ranking, a Travel Bird listou as cidades de maior renome e ainda incluiu outros locais, alcançando um total de 85 cidades. A partir daí, foram calculados os fatores de cada cidade que poderiam contribuir para serem inspiradoras – tais como companhias de artes cênicas, escolas e galerias de arte, museus, instalações de produção de música, indústria cinematográfica e startups localizadas dentro da cidade.

Os destinos também foram avaliados de acordo com o número de pesquisas realizadas no Google por turistas oriundos do próprio país. Curiosamente, a Travel Bird descobriu que muitas cidades grandes não tiveram uma classificação tão boa quanto cidades menores no mesmo país. Uma das principais razões seria o fato de cidades menores, com populações também menores, conseguirem atender melhor aos critérios levantados.

O estudo revelou que as dez cidades mais inspiradoras são:

Ranking Cidade País
Miami Estados Unidos
Bruges Bélgica
São Francisco Estados Unidos
Bristol Inglaterra
Reykjavik Islândia
Santiago de Compostela Espanha
Salzburgo Áustria
Zurique Suíça
Heidelberg Alemanha
10º Florença Itália

A Travel Bird também procurou incorporar as estações do ano em seu índice, para estimular os viajantes em viagens sazonais e aventura. Para isso, a empresa procurou obras de arte representando cada cidade e de milhares de imagens atribuídas a ela de acordo com as estações. A pontuação foi baseada na proporção de como o inverno ou o verão inspirou mais artistas e, portanto, qual época fez de cada cidade mais inspiradora.

Segundo o levantamento, as dez principais cidades para o inverno e verão são as seguintes:

Cidade País
Cidade País
Ranking Inverno Verão
Reykjavik Islândia Miami Estados Unidos
Helsínquia Finlândia São Francisco Estados Unidos
Oslo Noruega Florença Itália
Salzburgo Áustria Nova Orleans Estados Unidos
Lübeck Alemanha Chiang Mai Tailândia
Vancouver Canadá Barcelona Espanha
Tóquio Japão Porto Portugal
Zurique Suíça Los Angeles Estados Unidos
Heidelberg Alemanha Cartagena Colômbia
10º Utrecht Holanda Lisboa Portugal

BRASIL
No Brasil, o destaque foi para o Rio de Janeiro, que ficou em 73º lugar no ranking das Cidades Inspiradoras. Em relação as melhores cidades para visitar no verão, a cidade alcançou a 23ª colocação no ranking.

Fonte: PANROTAS