Confira a programação dos 400 anos de São Luís

Por Fernanda Lutfi, do Mercado e Eventos

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, acompanhou o lançamento da programação da festa de 400 anos de São Luís pela governadora do estado, Roseana Sarney, no Palácio dos Leões. A programação desenvolvida pelo governo do Maranhão em parceria com o Convention & Visitors Bureau inclui a apresentação de músicos como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Zezé di Camargo e Luciano, Zeca Pagodinho, Alcione e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Além de uma série de inaugurações de obras que completa as festividades.

“Todas as ações desenvolvidas para a data marcam o início de um ano de comemorações, inaugurações e homenagens à nossa capital. Teremos uma agenda intensa de entrega de obras, que vão melhorar a vida da população, isso é o mais importante pra nós”, comentou a governadora Roseana Sarney. Para Gastão Vieira, acompanhar os 400 anos de São Luís é motivo de orgulho. “Tenho certeza de que a festa vai alegrar a cidade, atrair turistas e movimentar a economia. As obras que serão inauguradas representam o progresso”, afirmou.

A lista de inaugurações é composta pela primeira etapa da Via Expressa, do Jaracati ao Cohafuma; Avenida Quarto Centenário, via de 3,8 quilômetros que é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual; Estádio Castelão; e a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL).

O roteiro cultural será realizado na Lagoa da Jansen em todos os finais de semana de setembro. O evento conta com o apoio de empreendimentos instalados no estado, como a Vale, Alumar, EBX, Petrobras, Ambev, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), além da Credicard e Nestlé.

Confira a baixo a programação do evento:

SETEMBRO – SHOWS DOS 400 ANOS

Dia 1º – Gilberto Gil (21h) e Tribo de Jah (23h)
Mano Borges, Chiquinho França, Betto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibell (19h)

Dia 6 – Orquestra Sinfônica Brasileira (20h) com a participação de Turíbio Santos e de 20 artistas maranhenses entre músicos, arranjadores, percussionista e orquestrador Papete (22h)

Dia 8 – Roberto Carlos (19h)

Dia 15 – Ivete Sangalo (21h), Fabricia (19h), Bicho Terra (20h) e Pepê Jr. (23h)

Dia 22 – Rita Ribeiro (19h) e Zezé di Camargo e Luciano (22h)

Dia 29 – Alcione (20h30) e Zeca Pagodinho (22h)

Sindicato do Samba e Puxadores de escolas de samba (19h)

AÇÕES COMEMORATIVAS DOS 400 ANOS

– Inauguração do Museu da Língua Portuguesa
– Reabertura da Biblioteca Benedito Leite
– Reinauguração do Estádio Castelão
– Reabertura da Casa do Maranhão
– Apresentação do Balé Bolshoi
– Virada Gospel
– 7ª Semana Maranhense de Dança
– Painel Empresarial
– Prêmio Literário IV Centenário de São Luís
– Entrega das primeiras etapas da Via Expressa e Avenida Quarto Centenário
– Entrega de mais uma etapa do Hospital Carlos Macieira e mais cinco UPAs
– Início da instalação do sistema de videomonitoramento da região metropolitana.