Confira 10 motivos para você viajar de carro pela Europa:

Muitas pessoas me perguntam como é a experiência de dirigir na Europa. Em minha primeira viagem à Europa, em 2006, optamos por fazer todos os deslocamentos de trem. Somente um deslocamento, à uma localidade isolada de montanha, seria feito de carro. Foi um trajeto curto de carro pela Europa em 2006, cerca de 200km no total. A distância percorrida pode ter sido curta, mas foi mais do que suficiente para notarmos a diferença clara entre as estradas italianas e as brasileiras. Isso nos fez decidir desde cedo que, dali pra frente, optaríamos por viajar pela Europa de carro.

Em nossas visitas que se seguiram, o carro foi sempre a opção para os deslocamentos grandes. Na verdade, mesmo que utilizássemos trem para um ou outro deslocamento (principalmente em áreas urbanas e no trecho Paris-Londres), optávamos sempre por ficar com o carro desde o desembarque no aeroporto de chegada até o retorno ao aeroporto para voltarmos ao Brasil.

Pegando o carro alugado no Aeroporto de Veneza

Por mais que eu adore a experiência de viajar pela europa de trem, as vantagens de viajar pelo velho mundo de carro são inúmeras.

Viajando de carro por uma área montanhosa da Itália

1- Viajar pela Europa de carro facilita a visitação a pequenos vilarejos e localidades de montanha

Na minha opinião, alguns dos lugares mais bonitos e encantadores no continente europeu, são as pequenas cidades e vilarejos, em especial aqueles localizados entre as montanhas e vales dos Alpes.

Viajar de trem pela Europa é realmente fantástico, porém, se você incluir uma certa quantidade de destinos menos comuns, como os pequenos vilarejos e localidades de montanha, o carro passa certamente a ser a sua melhor opção.

O Autogrill e seus similares são uma parada imperdível ao longo das autoestradas européias

2- Pode-se parar em qualquer lugar ao longo do caminho quando se viaja pela Europa de carro

Quando você viaja de trem, você certamente se delicia com uma paisagem maravilhosa ao olhar pela janela. Mas e se você visualizar um local que mereceria uma parada, como um pequeno restaurante familiar, uma cafeteria aconchegante ao longe, ou alguma atração natural, não há como pedir para o trem parar e esperar por você. Já com o carro, você fica totalmente livre para parar onde quiser, fotografar o local, e permanecer pelo tempo que preferir. É uma grande vantagem.

Algo que nos agrada bastante é fotografar as placas de trânsito que identificam as cidades pelas quais estamos passando. É uma boa recordação.

3- Sair do aeroporto já com o carro é uma grande vantagem quando se viaja pela Europa de carro

Quantas vezes você já teve a alegria de pousar em um novo destino e logo depois a alegria dá aquela murchada quando você tem de definir qual a melhor forma de ir do aeroporto até o seu hotel. Quando você tem um carro alugado esperando por você no aeroporto esse estresse você não precisa experienciar. Você simplesmente (depois de passar pelo guichê da locadora), embarca em seu possante, liga o GPS e segue a vida.

4- Retornar ao aeroporto de carro é outra vantagem de viajar pela Europa de carro

Bastante similar à situação anterior, só que no sentido inverso. Em vez de ter de procurar uma condução para você, seu grupo e suas malas, você entra em seu carro temporário e segue para o aeroporto, tira suas malas, devolve o carro e você está pronto para voltar para sua terra natal. Simples assim!

Dirigindo em uma autoestrada italiana nos arredores do aeroporto de Veneza

5- O prazer de dirigir à 130km/h dentro da lei (e um pouco mais fora dela)

Se lhe agrada a idéia de dirigir um belo carro à velocidades mais elevadas e em acordo com a lei, dirigir seu carro alugado pela Europa será realmente prazeroso. Com muitas estradas onde o limite legal de velocidade é de 130km/h, e contando ainda com uma certa tolerância, você se deslocará com rapidez e segurança. As estradas européias costumam ser bem melhores do que as nossas aqui do Brasil.

Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, dirigir um pouco acima da velocidade permitida, desde que dentro do fluxo e não se destacando ao puxar fila, ou pior, costurando a todos, parece ser algo bastante tolerado. Ou seja, você chegará com certa frequência à velocidades de até 150km/h sem colocar em risco a sua vida, a de seus familiares e a de todos os outros usuários das estradas.

E há também aqueles trechos das estradas alemãs (Autobahn) onde tecnicamente não há limite de velocidade. Mesmo lá o bom senso deve ser sempre observado e, andar muito mais rápido que o fluxo não é indicado. Apesar destes trecho hoje não serem mais tantos, eles ainda existem. A tendência é que eles venham a diminuir ainda mais com o tempo. Por isso, melhor aproveitar enquanto há tempo.

6- Viajar pela Europa de carro gera uma boa economia quando o grupo for de 4 pessoas

Os passes de trem são ótimos, mas se você estiver em um grupo de 4 pessoas viajando juntas, o carro é uma ótima opção. Vocês 4 dividem os custos de aluguel, gasolina, pedágios e estacionamentos. Além de poderem compartilhar a direção quando houver optado pela opção de motorista adicional.

Só não vá pegar um carro compacto, mesmo que oficialmente caibam 4 pessoas em um compacto, o espaço não vai ficar confortável e, pior, as malas não caberão de forma alguma. Lembre-se, vocês estão dividindo os custos, vocês podem tranquilamente pegar um carro grande como uma Perua ou uma Minivan.

7- Praticidade com as malas é um dos pontos altos de viajar pela Europa de carro

Um ponto alto nas viagens de trem é que o espaço para malas é virtualmente ilimitado pois não há um volume máximo de unidades que se pode levar neste tipo de viagem. Por outro lado, em viagens de carro, mesmo que o volume máximo de malas será ditado pela capacidade do porta-malas do carro escolhido, você normalmente poderá parar com o carro em frente à porta do hotel onde passará a noite.

Ao contrário da viagem de trem, em que, depois que você chegar à cidade de destino, ainda terá de se deslocar com todas as suas malas até seu local de hospedagem. E na hora do check-out, a mesma estória. Se estiver de trem, terá de transportar suas malas até a estação de trem. Já se estiver de carro, você pode buscar o carro e trazê-lo até a porta do hotel. Facilitando bastante o transporte de sua bagagem.

Parada para um espresso ao longo de uma autoestrada italiana

8- A livre mudança de planos é uma grande vantagem quando se viaja pela Europa de carro

Se você gosta da liberdade da mudança de planos, não ter horários fixos de embarque, poder acordar mais tarde no dia da partida, ou, até mesmo, mudar o destino na última hora, provavelmente você vai preferir viajar de carro pela Europa.

Quando você viaja de carro, até uma simples mudança de trajeto é possível. Se você descobrir que, saindo da auto-estrada uns 30km você verá uma lindo lago, com o carro isto se torna algo extremamente simples de se fazer.

9- Quando se viaja com filhos ou pessoas idosas o carro pode ser sua melhor opção

Se você viaja com com seus filhos ou com pessoas de mais idade, deveria considerar o carro como opção para seus deslocamentos no continente europeu.

As razões não são muito diferentes das já apresentadas com relação à quem viaja com muitas malas (sem intenção de trocadilho!).

Para uma pessoa idosa, e para adultos com crianças, as facilidades de não depender de horários de trens e também de parar em frente à entrada dos hotéis para fazer a carga e descarga são muito grandes para seres ignoradas.

10- O carro pode ser usado como um depósito móvel

Novamente comparando com viagens pela Europa de trem, quantas vezes você vai se pegar precisando: ou de um armário para deixar as malas enquanto faz algum passeio, ou, de ir direto para o hotel para só depois fazer alguns passeios por algum destino onde você recém chegou.

Quando se está de carro, este funciona como uma espécie de depósito móvel. Você chega a algum novo destino e, nem precisa esperar dar o horário do check-in em seu hotel (e muito menos usar um Locker para guardar suas malas), você pode imediatamente ir passear, comer, ou fazer qualquer coisa que desejar.

E não só para deixar sua bagagem principal o carro é útil. Vários de seus itens de utilidade imediata podem estar no carro. Itens que eu e minha esposa sempre carregamos conosco no carro alugado incluem:

  • Garrafas de água mineral
  • Barras de cereais
  • Creme hidratante
  • Protetor solar
  • Baterias adicionais de câmeras e baterias externas para celulares
  • Casacos para o caso de esfriar à noite

Fonte: http://www.viagensdicas.com/europa/razoes-viajar-europa-carro/