Confira 10 das praias mais lindas do Rio de Janeiro

praias-rio-dest-1024x678

 

A concorrência é grande, mas o estado do Rio de Janeiro tem algumas das praias mais bonitas do Brasil. É até difícil selecionar apenas dez delas. São mares cristalinos, areias brancas, morros cobertos por Mata Atlântica e cenários de tirar o fôlego.

Lopes Mendes (Ilha Grande)

lopes mendes

Suas águas cristalinas tornam essa praia uma das mais populares entre turistas e moradores, porém, costuma ser mais tranquila na baixa temporada. O caminho mais rápido para chegar lá é de balsa ou barco a partir da Vila do Abraão até a Praia do Pouso, contornando uma das pontas da ilha.

Azeda e Azedinha (Búzios)

praia azeda

Em meio a muito verde e com uma areia branca, as duas praias são pequenas, mas encantam pela beleza. As águas calmas e de um tom esverdeado são ótimas para o banho de mar. Para chegar até elas é preciso seguir uma trilha a partir da praia dos Ossos.

Grumari (Rio de Janeiro)

grumari

Com quase três quilômetros de extensão, a praia de Grumari está dentro de uma área de proteção ambiental. Ou seja, é cercada por uma mata verde e possui águas e areia limpas, além de ser mais tranquila. Também é um ótimo local para a prática de surfe.

Farol (Arraial do Cabo)

praia do farol

Seu mar azul e suas areias brancas são alguns dos destaques naturais dessa praia que é considerada uma das mais bonitas do Brasil. A visita é um pouco restrita, pois a ilha é protegida pela Marinha.

Prainhas do Pontal (Arraial do Cabo)

prainhas do pontal

São duas praias ótimas para a prática de mergulho, pois o mar é cristalino e calmo, além de ter pouco movimento durante a semana. Uma escadaria leva até elas.

Forte (Cabo Frio)

praia do forte

A popular praia do Forte tem um mar de tons azuis e é muito extensa: tem quase oito quilômetros de uma ponta à outra. É lá onde fica o Forte São Mateus.

Barra da Tijuca (Rio de Janeiro)

barra da tijuca

São quase 20 quilômetros de muita beleza natural, cobrindo toda a extensão da Barra da Tijuca. A parte ao leste da praia é mais popular, com uma infraestrutura mais completa. Já a região próxima à Lagoa de Marapendi é bem mais tranquila. É um ótimo ponto para esportes marítimos.

Copacabana (Rio de Janeiro)

copacabana

Não poderia ficar fora dessa lista esta que é uma das praias mais famosas do mundo. Muito frequentada tanto por turistas como por cariocas, que costumam praticar esportes em seu tradicional calçadão.

Sono (Paraty)

praia do sono

Por ser um pouco mais isolada, cercadas por montanhas com muito verde, sua natureza está bem conservada. O mar é cristalino e, ali perto, há várias cachoeiras. Por uma trilha, dá para seguir até as praias de Antigos e Antiguinhos.

Prainha (Rio de Janeiro)

prainha

Talvez a mais paradisíaca praia da cidade, cobre um pequeno trecho na Barra da Tijuca, em uma área de preservação ambiental. O mar é ideal para o surfe, por ser agitado, e as belezas naturais ao redor encantam seus visitantes.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Rodrigo Soldon via Flickr

Fonte: Qual Viagem