Como ser um viajante melhor em 10 passos!

Quanto mais se viaja, mais se quer viajar!”, isso é fato, mas ao mesmo tempo que vamos ganhando o mundo e mais experiência no assunto, a gente vai se irritando com comportamentos de turistas e viajantes, que simplesmente não respeitam os princípios básicos de convivência social ou costumes dos lugares que vão passear. Dessa forma, resolvi criar um guia básico de como ser um viajante melhor em 10 passos …

Como ser um viajante melhor

Como ser um viajante melhor em 10 passos!

1- Não fale alto no corredor do hotel, independente do horário, respeite as pessoas que estão dentro dos quartos. Fale baixo, ou melhor, não fale, deixe para fazer isso quando chegar no seus aposentos. O mesmo vale para a porta do quarto, encoste-a com cuidado, não precisa deixá-la bater sozinha fazendo aquele barulhão.

Respeite essa regrinha a qualquer hora do dia, pois pode ter pessoas dormindo devido a fuso horário diferente, mães cuidando de bebês e assim por diante. E como a maioria dos hoteis não tem uma acústica 100% adequada, cabe a nós fazermos nossa parte.

2- Não fotografe lugares que se pede para não tirar fotos, simples assim, está escrito para não fazer, não faça … ficar fingindo que não leu as regras, ou pior, ficar tirando fotos escondidas, é ridículo e totalmente anti-turismo.

O mesmo vale para vídeos e qualquer coisa do gênero.

3- Não fale alto em lugares que demanda silêncio. Sério gente, tem coisa mais mal educada que aquele grupo que acha que está no bar, mas na verdade acabou de entrar em uma igreja? Não tem desculpa … shhhhhhhhh!

4- Use roupas apropriadas para o lugar que vai visitar. Outra dica básica que vale não somente para lugares religiosos, mas para países ou culturas que tem costumes diferentes dos nossos. Pesquise para não ser o sem noção…

5- Nunca desrespeite a cultura alheia, seja ela qual for e em qual situação estiver, a opção de ter ido visitar esse ou aquele lugar foi sua, dessa forma, se adeque e evite piadinhas desnecessárias…

6- Evite comparações se você não entender as nuances, exemplo, não confuda australianos com neo-zeolandeses, ou canadenses com americano, ou noruegueses com sueco e assim por diante, assim como a gente “ADORA” quando nos dizem que Buenos Aires é a capital do Brasil, o inverso também pode ofender em maior ou menor grau… na dúvida, invente outro assunto

7- Não toque nas pessoas, nós brasileiros adoramos dar beijinhos, abraços e afins, mesmo quando somos apresentados para estranhos, não faça o mesmo em outras culturas, especialmente quando se sai da América Latina.

8- Evite usar perfume muito forte, além de deixar todo mundo com dor de cabeça (risos), algumas pessoas podem ter alergia a certo cosméticos. E vamos combinar, que depois de um tempo andando, suor misturado com perfume não combina!

9- Não use camisetas com logos ou frases ofensivas. As vezes não nos damos conta que imagens, gestos ou comportamentos diferentes podem ofender, então prefira o básico, para nem correr o risco.

10- Experimente e viaje mais… mas sem perder o bom senso!

 

Fonte: Viajoteca