Como escolher o melhor meio de locomoção em viagens

Segundo dados do Ministério do Turismo, no Brasil tem aumentado cada vez mais o número de pessoas que optam pelo avião como meio escolhido para viajar. Embora o avião seduza pela praticidade e atualmente a grande oferta de passagens aéreas promocionais tornem este meio às vezes mais acessível que os demais (no caso de viagens domésticas), optar por ele em detrimento do carro implica num outro aspecto a ser pensado na hora do planejamento da viagem: como se locomover no destino escolhido durante o período de estadia?

As opções são variadas e dependem do tipo de viagem que você fará e do tempo que pretende permanecer no destino. Para ajudar no seu planejamento, veja a seguir algumas dicas que podem auxiliá-lo a se decidir baseando-se nas particularidades de sua viagem.

 

Circulando de transporte público e táxi

 

 

Os famosos ônibus de Londres, uma das atrações da cidade

 

Optar por transporte público ou táxi para se locomover requer que você tenha como destino uma cidade com boa infraestrutura urbana e também que escolha um local bem localizado para hospedar-se (o que tende a aumentar o gasto com hospedagem). Se você estiver viajando sozinho e pretenda ficar pouco tempo no destino escolhido, gastar um pouco mais num hotel bem localizado é uma despesa que pode ser compensada com a economia em transporte público.  O táxi, por ser uma opção mais cara, deve ser encarado como um recurso emergencial ou em casos especiais, como em deslocamentos para o aeroporto.

Ao optar pelo transporte público em viagens devem ser pensadas questões como a eficiência do sistema de transporte do local, segurança e praticidade. É necessário também estar atento ao horário de funcionamento de cada meio de transporte e à forma de pagamento, especialmente em países estrangeiros. Em Buenos Aires, por exemplo, ônibus só aceitam pagamento em moeda. Já emRoma e outras cidades italianas há meios de transporte cuja compra do bilhete geralmente não é verificada no embarque, mas pode ocorrer fiscalização durante o trajeto, fazendo com que os passageiros devam adquirir o bilhete e permanecer com ele durante o deslocamento.

 

Quando alugar um carro é a melhor opção

 

 

Se você fará uma viagem longa na qual passará muito tempo num único destino, está viajando em grupo ou em família, alugar um carro pode ser a melhor opção. Mesmo que o transporte público seja uma opção economicamente mais viável, a longo prazo pode não compensar e o mesmo vale se você estiver viajando com outras pessoas. Nesta situação dividir os custos do aluguel do automóvel entre os presentes pode sair mais em conta, e caso você seja um chefe de família, alugar um carro não apenas poderá ajudar você a economizar (já que terá que pagar as tarifas de transporte público para todos) como proporcionará a você e sua família mais conforto ao longo da viagem.

As dicas valem tanto para viagens em território nacional quanto para as viagens internacionais. Neste último caso, no entanto, é preciso estar atento às especificidades quanto à habilitação. Para estar apto a alugar um carro no exterior, o ideal é que o motorista providencie antes de viajar uma Carteira Internacional de Habilitação (PID) junto ao Detran. Para maiores informações, o mais aconselhável é que o motorista consulte o Departamento Estadual de Trânsito de sua região. Por fim, caso decida alugar um carro, opte por uma empresa confiável e sempre escolha uma opção de seguro que lhe dê a melhor cobertura possível para evitar aborrecimentos futuros.

 

Passagens aéreas promocionais: http://www.expedia.com.br/passagens-aereas