Como economizar ao alugar carro no exterior

size_810_16_9_Exame_aluguel_de_carros_istochphotos

Fique atento: além de verificar a diferença nas tarifas, é importante observar tipo de veículo, seguro, combustível e reserva

Alugar um carro para fazer uma road trip pelos Estados Unidos é tão fácil quanto comprar uma passagem aérea pela internet. Vários sites fazem a comparação entre as principais locadoras de veículos, informando modelos, capacidade de carga e de passageiros, acessórios e, claro, valores. Os sites também contam com notas e comentários de outros usuários que ajudam na hora de tomar uma decisão sobre qual locadora escolher.

Antes de partir para a comparação de preços, é preciso levar em conta alguns fatores que ajudam a economizar bastante no aluguel de um carro no exterior. Conheça os mais importantes:

Quilometragem livre

A escolha do tipo de quilometragem é fundamental. Caso a viagem seja extensa, o melhor é optar pela quilometragem livre. O gasto é maior, mas evita-se a preocupação com as tarifas extras, caso o limite fixado seja excedido.

Escolha do veículo

A diferença entre as diárias dos veículos econômicos e dos de luxo caiu nos últimos anos, mas continua grande em muitos casos. Lembrando que, nos Estados Unidos, um Ford Focus, por exemplo, é considerado um carro convencional. Então, está na categoria dos mais baratos.

Seguro evita dor de cabeça

A maioria das boas locadoras já inclui, nos itens “de série” do aluguel, seguros contra danos ou perdas, independentemente de quem é a culpa do acidente. Se não estiver incluído, é necessário adquirir, para evitar qualquer dor de cabeça posterior caso aconteça algum problema. O seguro pessoal contra acidentes (Personal Accident Insurance) está garantido no seguro de viagem, portanto não é necessário adquiri-lo separadamente.

Escolha o combustível

Na hora de alugar qualquer carro, os sites das locadoras já indicam o número de quilômetros por litro que os veículos fazem, mesmo assim vale se informar melhor antes de fechar negócio – se é mais vantajoso alugar um carro a gasolina ou diesel, por exemplo.

Reservas com antecedência

Assim como vale a pena comprar passagens aéreas com antecedência, para obter preços melhores, o mesmo acontece com o aluguel de automóveis. Reservar o carro com antecedência ajuda a economizar até 20% no valor da locação. Portanto, nunca deixe para alugar em cima da hora ou quando chegar ao destino.

Comparação de preços

Os sites listados abaixo podem ajudar na hora de fazer a comparação dos preços de aluguel de carros nos Estados Unidos.

Em todos eles, é possível reservar com antecedência a data, o modelo do carro e o destino inicial e final. Eles comparam o preço das principais locadoras e dos serviços oferecidos. Vale ressaltar que nem sempre o serviço comparado é igual – aliás, na maioria das vezes, não é. São carros diferentes e opcionais diferentes. Por isso, é bom analisar bem e ficar atento a cada oferta.

www.skyscanner.com.br

www.rentalcars.com

www.kayak.com.br

Fonte: EXAME