Como cuidar do seu carro da melhor forma

cuidar-do-carro

 

Hertz dá dicas para conservar seu veículo e mantê-lo sempre novo

Não há nada melhor que um carro recém-saído da concessionária: a pintura impecável, o interior limpo, a direção suave e aquele cheirinho de novo. Depois de um tempo, a sensação de novidade passa, mas o prazer que os pequenos detalhes de um veículo novo nos trazem devem continuar. E a melhor forma de fazer isso é tendo todos os cuidados com ele.

Segundo Osman Martins, gerente de manutenção da Hertz, a boa conservação do carro se deve a duas práticas: realizar as manutenções necessárias periodicamente, conforme orienta a montadora, e praticar uma condução segura, que não exceda os limites do veículo.

“Um exemplo disso é quando o marcador de rotação do painel entra na faixa vermelha. Isso indica que a aceleração do carro está ultrapassando o limite de giro do motor e pode causar sérios danos ao mesmo”, explica Martins. “A prática de andar em ponto morto em alta velocidade, como em descidas, com posterior engate de marcha, pode ocasionar algo semelhante”.

Outros hábitos de direção com consequências negativas, segundo o gerente de manutenção da Hertz, são conduzir com a mão apoiada na alavanca de marchas, o que pode gerar desgaste nos guias internos e até nos anéis de sincronismo, e deixar o pé apoiado no pedal de acionamento da embreagem, o que pode deteriorar os componentes de atrito da mesma. A vida útil da embreagem também está muito relacionada ao tipo de trânsito em que se conduz. Dirigir em grandes centros causa mais desgaste que fazê-lo em estradas.

Além disso, a revisão também é um processo essencial na manutenção do carro. Ela deve ser realizada como manda o manual do veículo. Na maioria das vezes, é recomendada a cada dez mil quilômetros rodados. É o momento de verificar a saúde de todos os componentes da máquina, principalmente óleo e filtro de óleo, velas, correia de distribuição e seus tensores. Outros itens também merecem atenção caso haja algo anormal: faróis, em caso de desalinhamento do facho de luz, ignição e injeção eletrônica, se as luzes do painel indicarem, ar condicionado em caso de odor e pastilha de freio e rolamentos se houver algum ruído.

Martins indica outras práticas saudáveis realizadas pela Hertz: a inspeção visual frequente dos pneus e sua calibragem semanal; a verificação periódica da condição da bateria e da queima de lâmpadas de faróis, lanternas e setas; o abastecimento dos reservatórios de partida a frio e de água de limpeza dos vidros; a conferência da pressão do estepe e do funcionamento do macaco.

Aparência de novo

Mas não é só o funcionamento do carro que precisa de atenção. Sua aparência também é importante para dar ao motorista a sensação de estar dirigindo um carro novo. No caso de uma locadora de veículos como a Hertz, ela é essencial para a satisfação dos clientes.

Segundo Denis Noto, da Best Garage, empresa especializada em estética automotiva, a boa conservação da pintura exige a proteção de ações externas. “A própria cera já é um passo importante, que evita o desgaste causado por sol, chuva ácida, neblina e outros agentes que podem danificar a pintura”, explica Noto. Ele ainda lembra que esse material tem durabilidade de um a dois meses, e que as pinturas sólidas exigem mais cuidado que as perolizadas ou metálicas. “Além disso, é preciso fazer as manutenções preventivas e evitar deixar o veículo exposto a ações externas, que deixam sua aparência envelhecida. Em cidades litorâneas, esse cuidado deve ser redobrado”, completa.

Para quem quer ir mais além, existem processos que deixam a aparência do carro como nova, como a cristalização, o espelhamento e a vitrificação da pintura.

A lavagem e higienização do carro também devem ter precauções especiais, já que é imprescindível utilizar materiais próprios para automóveis, mesmo para a limpeza dos vidros. “É importante também verificar se o local que você escolhe para a lavagem do seu carro é capacitado para esse serviço. Produtos químicos não recomendados, como querosene ou óleo diesel, podem danificar o veículo com o tempo. Sabão em pó e detergente deixam manchas. Além disso, a secagem deve ser feita com panos de microfibra, rodo de silicone ou um soprador”, aconselha.

A limpeza do motor também gera muitas dúvidas, mas o principal cuidado é com os métodos usados. “Uma lavadora de alta pressão e produtos químicos não são recomendados, já que atacam as partes de plástico e borracha”, comenta. “O ideal é a limpeza a vapor ou a seco”.

A aspiração e a limpeza nas partes internas das portas fazem muita diferença na aparência do interior do carro. O silicone líquido e alguns outros produtos não devem ser utilizados por ressecarem e danificarem o plástico. Já os estofados devem ser higienizados uma vez por ano, frequência que deve ser menor caso o motorista ande com crianças ou algum animal de estimação.

Sobre a Hertz Brasil

A locadora de veículos Hertz está no Brasil desde 1995. Com 96 lojas em 66 cidades brasileiras, a empresa conta com mais de 20.000 veículos em sua frota, divididos em 12 categorias criadas para atender às necessidades dos mais distintos perfis de clientes. Conta com o Hertz Gold Plus Rewards, programa de fidelidade internacional, e também trabalha com terceirização de frota e locações corporativas. A Hertz Brasil é parte da Hertz Global, que também opera marcas como Dollar e Thrifty em cerca de 150 países.

Mais informações à imprensa:

AFT Comunicação Integrada