Como alugar um carro: 11 coisas que você precisa saber antes de contratar o serviço

De De Carona com Elas
aluguel carro decarona

Viajar de carro é o programa preferido de muitas pessoas, mas, se o destino for muito longe, nem sempre é a melhor opção. Nesses casos, a melhor alternativa é ir de avião (ou outro meio de transporte) e alugar um carro no destino final para curtir os passeios com total liberdade e conforto. Confira algumas coisas que você precisa ficar de olho antes de contratar esse tipo de serviço.

Guia do aluguel de carro

– Para alugar um carro é preciso ter pelo menos 21 anos, mas algumas locadoras cobram uma tarifa mais cara caso o condutor tenha menos de 25 e mais de 70. Vale se informar antes de contratar o serviço.

– Muitas locadoras oferece a possibilidade de pegar o carro em uma cidade e devolver em outra. É uma boa alternativa para quem quer fazer pequenas viagens dentro do destino escolhido.

– Reservar o veículo pela internet antes da viagem costuma ser um bom negócio. Quanto maior a antecedência da reserva, mais chances você tem de conseguir um veículo que atenta às suas necessidades e caiba no seu bolso. Se preferir alugar na hora, corre o risco de ter que ficar “com o que tem”.

decarona 2

Reserve o carro com antecedência, assim você não corre o risco de ficar “com o que tem”

– Dependendo do quanto você pretende rodar, a quilometragem é um fator importante. Algumas empresas fixam uma quilometragem por dia e você paga um valor a mais por quilometro rodado. Nesses casos, opte por plano de quilometragem livre, que deixa o valor da diária mais cara, mas vale a pena (outras trabalham apenas com esse sistema. Pesquise antes de contratar).

– O condutor do veículo deve ter um cartão de crédito em seu nome para alugar o carro. Além funcionar como forma de pagamento, a empresa utiliza o cartão para cobrar um depósito caução na retirada do veículo. O valor é devolvido integralmente se o automóvel for devolvido sem danos.

– Também vale a pena contratar uma espécie de seguro que é cobrado junto com cada diária. Com ele, você não precisa pagar caso aconteça algum acidente com o veículo (desde que ele não seja sua culpa).

– Você pega o carro com o tanque cheio e precisa devolvê-lo com a mesma quantidade de combustível. Caso contrário, paga um valor extra, que geralmente é mais caro que o litro nos postos, para a empresa fazer o abastecimento.

– Se você levar uma multa com o carro alugado, a empresa recebe a notificação e, através do sistema, sabe quem estava com o automóvel no dia da infração. Dessa forma, a locadora entra em contato com o condutor para informar sobre o incidente e debita o valor diretamente do cartão de crédito previamente cadastrado.

cartao decarona

O aluguel entra na fatura do cartão assim que a reserva é feita

– Algumas locadoras não cobram multa se você cancelar a reserva em até 48 horas antes da retirada, mas o valor do aluguel entra na fatura do cartão de crédito assim que a reserva é efetuada. Isso significa que se você mudar de ideia vai precisar esperar o estorno da empresa, que muitas vezes só é processado pela operadora do cartão depois do vencimento da fatura. Ou seja: você pode acabar pagando o aluguel e só terá o valor devolvido no mês seguinte. Para evitar a dor de cabeça, já sabe: pesquise.

– Acessórios extras, como cadeira de criança, bebê conforto e GPS são cobrados à parte.

– Quem quer viajar de carro para outro país ou alugar um carro fora do Brasil precisa seguir algumas regrinhas especiais, como a solicitação de uma permissão internacional para dirigir. A reserva também pode ser feita pela internet antes do embarque.

Fonte: Carro de bolso