Colabore com o trânsito

Uma vida social com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões no convívio social e também da convivência no trânsito. O que leva um trânsito a ser mais humano, harmonioso, justo e seguro é a sua escolha a respeito dos princípios. Colabore com o trânsito. Campanha Vidas no Trânsito – o trânsito muda quando mudamos.

Para um bom relacionamento e convivência social no trânsito, existem quatro princípios importantes:

  • Dignidade da pessoa humana, que são os Direitos Humanos;
  • Igualdade de direito, para exercer a cidadania;
  • Participação de todos, que é a mobilização da sociedade;
  • Co-responsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes para melhorias nos espaços públicos.

Os acidentes de trânsito resultam em danos aos veículos e suas cargas e geram lesões em pessoas.

Os prejuízos dos acidentes para a sociedade brasileira custam caro, estima-se que todos os anos são gastos 10 bilhões de reais, que poderiam ser aproveitados para melhorar a vida dos brasileiros.

Acidente não é algo que acontece por um acaso, na grande maioria o fator humano está presente, então cabe aos condutores e aos pedestres terem mais cuidado e atenção.

A direção segura ou a direção defensiva é a forma de dirigir que permite ao motorista reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer para evitar acidentes.

O veículo dispõe de equipamentos e sistemas importantes para evitar situações de perigo que possam levar a acidentes, como freios, suspensão, sistema de direção, iluminação, pneus, cintos de segurança, air bag, carroceria, entre outros. Para que eles cumpram suas funções é importante mantê-los sempre em boas condições.

 

Colabore com o trânsito. Campanha Vidas no Trânsito – o trânsito muda quando mudamos.

Fonte: Mister Car