Bancos não abrem na sexta-feira da Paixão; atenção às contas a pagar

SÃO PAULO – Os brasileiros que tiverem contas a pagar ou transações bancárias para realizar devem prestar atenção, já que as agências bancárias não funcionarão no próximo dia 6, devido ao feriado da Paixão de Cristo.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), na segunda- feira (9 de abril), os bancos abrirão normalmente.

 

Cuidado com multas

De acordo com a Federação, quem tiver contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês vencendo no dia 6 de abril  pode deixar para pagá-los no próximo dia útil (9 de abril), sem incidência de multa e/ou juros.

É bom lembrar que os clientes têm ainda a opção de agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos autoatendimentos e correspondentes bancários, como Correios, lotéricas e alguns estabelecimentos comerciais.

Os tributos, por sua vez, normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

 

Feriados nacionais

A Febraban divulga, em área especial do seu site (www.febraban.org.br/buscabanco), os dias de feriados nacionais e também bancários. Fique atento aos próximos feriados em dias úteis para 2012, conforme mostra a tabela abaixo:

 

Por Welington Vital de Oliveira.

Fonte: Infomoney